Granularidade ágil

O diagrama mais instigante para o entendimento da estrutura conceitual das metodologias ágeis de desenvolvimento de software é o que apresento logo abaixo, em que vemos a quebra e aproximação de escopo até chegar ao modelo de construção e entrega continua :

No diagrama, podemos perceber a granularidade em cinco circulos ativos:

ESTRATÉGIA

Uma das disciplinas mais importante, pois para sabermos o que é valor, para inspecionar diariamente e decidir quais adaptações são necessárias, antes de mais nada precisamos entender qual é a visão, o modelo de negócios, qual a cadeia de valor, qual a direção e objetivos desejados. Há diferentes técnicas e níveis de estratégis – de negócio, de produto, de projeto – usando diferentes técnicas, como Canvas Business Model, discutida a nível gerencial, mas repercutida com todo o time, de forma a manter todos 100% alinhados.

RELEASE

Um planejamento de Releases é idealizado tomando como base o product backlog, que é montado a partir de técnicas como Story Mapping, que permite inferir níveis de relevância, frequencia, … contendo os sonhos e super-poderes desejados para os atores envolvidos, exemplo – cliente, audiência, comercial, atendimento, redação, … de um produto digital, como um site ou portal.

Assim como o próprio product backlog, o Release Plan é um artefato “vivo”, que permanentemente deve ser revisado e ajustado pelo PO, também é muito importante que cada release tenha um objetivo principal e secundário o mais claro possível, bem como o valor que será agregado ao atingi-los.

ITERAÇÃO ou SPRINT

São segmentos do Release, cada qual com tempo definido entre 2 e 4 semanas, períodos onde realizamos a construção (desenvolvimento) de pedaços do software desejado. Nós trabalhamos com Sprints de 2 semanas e Releases segmentadas em 3 Sprints, esta é a regra, mas temos várias exceções.

Cada Sprint, possui importantes eventos recorrentes, que lhe dão sustenação:

  • Planning, no primeiro dia a equipe entendo o que fazer e estima
  • Daily, todos os dias no mesmo horário a equipe alinha o andamento
  • Review, no último dia para apresentação daquilo que foi construído
  • Retrospectiva, no útlimo dia a equipe se auto-avalia e melhora

REUNIÃO DIÁRIA

Diariamente, no mesmo local e mesma hora, toda a equipe se reune em pé, junto ao quadro de tarefas, para em 15 minutos ter um status report de cada integrante, com foco em andamento, oportunidades, impedimentos e correção de desvios. Diariamente decisões são tomadas, de forma transparente e com foco em garantir fluidez ao processo, liberação antecipada de pedaços da solução e aferição do rumo e objetivos.

QUALIDADE / ENGENHARIA

Diariamente, entre uma daily e outra, temos a construção de software de qualidade, com foco e entendimento de valor, adotando boas práticas de engenharia, visando reduzir a dívida técnica. Como ouvimos no fishbowl (dinâmica de debate em grandes grupos) do RBS Agile Day de 2011, com o Daniel Wildt e Samuel Crescêncio, metodologia e processo é muito bom, mas melhor ainda se soubermos programar bem, afinal, esta é a base de tudo  🙂

Afora os 5 círculos, temos valores (adaptabilidade, transparência, simplicidade e unidade), visibilidade em métricas ágeis de acompanhamento e gestão visual (burndown, burnup, cicle time, ocorrências) e ao final uma entrega de valor ao negócio, preferencialmente de forma antecipada, na escala de dias.

Se compararmos os diferentes métodos ágeis disponíveis e documentados, veremos que cada qual pode se destinar a diferentes contextos, logo, a seleção do método carece de uma análise clara e objetiva de cultura, equipe, projetos, maturidade, …, mais que isto, nós optamos por criar um processo próprio, a partir de um mix que perpassa Lean, Scrum, Kanban e XP.

Anúncios

Uma resposta para “Granularidade ágil

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s