PNL

Na sexta-feira, dia 23/03/2012, entre 19:00 e 22:00, assisti a duas palestras sobre Programação Neuro-Linguistica, no 1º encontro 2012 do GUAN e IIBA, respondendo a convite do colega Parzianello.

Dissertaram sobre o tema o psicólogo Walmir bandeira e Marcos Brasil Moraes, apresentando respectivamente a origem, conceito e reconhecimento das diferentes características do processo de comunicação verbal e não verbal, internas (com nós mesmos) ou externas (com outras pessoas).

Sobre quais estimulos nosso cérebro mais se detém, temos controle sobre ele, o quanto o usamos, quantas sinapses e consciência temos daquilo que estamos fazendo, falando, ouvindo, vendo, vivenciando ? Percebemos e entendemos aquilo que vemos e ouvimos ?

Através de imagens, sons e sensações, a PNL pode nos ajudar a mudar a percepção de nossas experiências, passadas, presentes e futuras. Existem treinamentos e técnicas que visam nos proporcionar maior controle sobre nossas percepções e reações, conscientes e inconscientes, verbais e não-verbais, internas ou externas.

Estudos em PNL apontam que as palavras representam 7% da comunicação, sendo 38% dos sons e 55% respondem pela fisiologia. Qualquer informação falada pode ser transmitida e percebida de dezenas de formas diferentes, o exemplo oferecido é a palavra NÃO – podemos dizer NÃO de dezenas de maneiras, o NÃO categórico, alegórico, duvidoso, questionador, inseguro, até mesmo um NÃO afirmativo.

A palavra NÃO, no exemplo acima, será percebida de diversas maneiras, conforme a velocidade, intensidade, emoção, convição, … especialmente pela expressão corporal que usarmos enquanto a dizemos e nos instantes anteriores e posteriores.

Como recomendação de leitura sobre este tema, foi sugerido o livro de Paul Ekman, chamado “A linguagem das Emoções”. Ekman é psicólogo e pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais. O personagem Cal Lightman da série de televisão Lie to Me é baseado nele e em seu trabalho – www.youtube.com/watch?v=TVUFErBTVi4.

Moral, muito cuidado com o que voce NÃO diz, mas que seu CORPO delata !

Dica, link explicativo bem light com be-a-ba sobre PNL – http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_neurolingu%C3%ADstica

Mas, se quer algo mais profundo – http://www.psicenter.psc.br/pnl.htm

Anúncios

Uma resposta para “PNL

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s