PMI e Agilidade

Acho desconfortável quando ouço um agilista falar mal do PMI, imputando-lhe os problemas enfrentados pelas empresas e pelo índice de 85% de insucesso nos projetos … Com 30 anos de mercado, posso dizer que por mais de uma década, muito valor entregamos sob esta orientação metodológica e de gestão.

Não estou defendendo o modelo de GP do PMI, apenas digo que há grandes ensinamentos em todos os grandes modelos e frameworks de GP, governança e trabalho em equipe, se o foco é valor, não podemos ser preconceituosos. Se olharmos para as 10 áreas do PMI-Agile, a luz de uma visão iterativo-incremental, veremos que estamos na mesma estrada.

O lançamento do certificado Agile do PMI foi em Fevereiro de 2011, nada mais natural que o instituto mais famoso no campo do gerenciamento de projetos percebesse o crescimento dos métodos ágeis e seus benefícios. Eles fizeram sua leitura, assim como o Scrum e outros que revisitaram o artigo “The New New Product. Development Game” de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, os pais e visionários da agilidade e da gestão do conhecimento.

A variedade de métodos, frameworks e certificações enriquecem o mercado, dando diferentes visões e opções a empresas e projetos de pequeno, médio e grande porte, assim como acho que é uma questão de tempo para certificações como CMMI e MPS-BR “agilizarem” seus conceitos de artefatos, evidencias e rastreabilidade baseados em documentação extensiva.

Quanto a certificações, na minha opinião, experiência sem certificação vale ouro, enquanto uma certificação sem experiência não vale nada, pois se a teoria é muito bonitinha e tem resposta para tudo, na prática vemos que é muito trabalho duro e aprendizado através de tentativas e erros, traduzido em processo e resultados.

http://scrumalliance.com + http://scrum.org + http://www.pmi.org/agile

Desconheço qualquer opção à agilidade que ofereça tanta transparência, realismo e pragmatismo, permitindo diagnósticos e micro-planos de ação diários, percebidos e decididos pela própria equipe. Nós fugimos dos rótulos e decidimos construir o processo melhor possível para nossa realidade, tendo o Scrum como base, mas visitando todos os modelos e técnicas, extraindo deles o que de útil tenham a oferecer.

Um comentário sobre “PMI e Agilidade

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s