Quadro e PostIt customizados

Menos de um ano após termos adotado Scrum, ainda há um imenso potencial latente de possíveis melhorias aos artefatos utilizados, como o quadro de tarefas, os PostIts (*) das tarefas,  o nosso Daily Tracking e o gráfico de BurnDown. Como bons agilistas, iniciamos com o que o mercado recomendava e estamos customizando-os de forma a obter o máximo de valor deles.

(*) Quanto ao “PostIt”, não usamos mais o papel auto-colante da marca PostIt ou seus genéricos a bastante tempo, posto que os substituimos por impressão sobre folhas coloridas e depois guilhotinamos, gerando-os nas cores e tamanhos desejados. Hoje, uma folha A4 produz 8 pseudo-PostIts, para os quais usamos pedacinhos de fita crepe de 2 cm de largura que colamos atras deles.

Linhas do quadro – Cada uma de nossas equipes atendem um veículo de comunicação, logo, um Sprint possui tarefas de mais de um projeto e manutenção, assim, consolidou-se a importância de usar linhas no Kanban para facilitar o agrupamento e visualização de cada uma destas frentes;

 PostIt inteligente – Esta semana eu refatorei o template de nossos PostIts, de forma a que agreguem mais valor, organizando melhor as informações de tempos gastos e faltantes. Temos Sprints definidos em 2 semanas, com 10 dias úteis, então inclui um grid com 2 colunas e 10 linhas a sua direita, uma para o desenvolvedor e outra para o testador. O tempo anotado no PostIt, gasto e faltante passa a ser escrito na linha do dia pertinente.

 Setas no Daily Tracking – O Marlon Bifano incrementou um padrão de setas ao já utilizado nas Daily Tracking, inicialmente eu usava abreviações e uma seta ao lado da tarefa que ainda não havia sido iniciada, ele instituiu 3 setas de forma a que cada linha indique tarefa já concluída, tarefa em curso e a iniciar antes da próxima daily.

 Extras no BurnDown – Qualquer extra que exija mais de um turno de trabalho passa a ser registrado no pé-de-página do gráfico de BurnDown, de forma que indique a tarefa, o desenvolvedor e o tempo dedicado, municiando ao PO informações explícitas, além da cor diferenciada dos PostIts, para análise permanente do fluxo de extras.

As mudanças consolidam uma nova fase, em que buscamos ter dados mais abrangentes e explícitos para serem utilizados durante o Sprint, tornando o processo de análise diária para inspeção e adaptação mais ágil e preciso, gerando de quebra, informações úteis a serem analisadas na restrospectiva, ao final de cada Sprint.

Anúncios

Uma resposta para “Quadro e PostIt customizados

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s