Só erra quem faz !!!

Porque o Scrum Guide (link) sugere como responsabilidade do Scrum Master o treinamento não só do time, mas dos outros times e áreas da empresa?

Vai além dos benefícios de todo o ecossistema envolvido entender o que é Release, Sprint, Review, … Assim, também mitigamos  o efeito de abordagens reacionárias e danosas junto ao time, que frustam, minam a convicção e empenho de seus integrantes. É uma espécie de blindagem, pois se todos compreenderem e estiverem preparados para tentar o novo, haverá maior apoio e aceitação para os  bons resultados que virão com o tempo.

Se a cada tentativa de fazer melhor, inovar ou mesmo exercitar fazer da forma certa, ao errarmos, houver uma caça as bruxas, em que os próprios colegas da equipe, gerencia ou equipes da área de negócio tentam isentar-se ou mostrar sua sapiência apontando culpados ao invés de contribuir com conhecimento e sugestões de melhorias que evitem a recorrência … a troco de que podemos esperar que as pessoas continuem tentando e se arriscando ?

Só erra quem faz !

Tudo é uma questão de abordagem, Construtiva ou Destrutiva, podemos gastar energia encontrando o culpado e nos isentando “da culpa” ou entendendo que nada é isolado e todos somos um time em permanente processo de aprendizado. Errar é bom, desde que se aprenda e não reincidamos no mesmo erro, ao buscar melhoria contínua e novas e melhores práticas, cometeremos novos erros …

Para mudar, empreender, inovar, quebrar velhos paradigmas, precisamos nos expor e correr riscos, desde definir aquele Mínimo Produto Viável a buscar em cada um a busca pela transparência, inspeção e adaptação, atraves de uma atitude madura, pró-ativa e consciente. Isto tudo NÃO se compra pronto, a mudança leva tempo, trabalho duro, em um ciclo melhoria contínua.

O mundo ágil oferece mecanismos de permanente monitoramento e reação a desvios, dando espaço para atitude, pró-atividade, correções ágeis e assertivas, não tem espaço para resignação, auto-piedade, raiva, chilique, isolamento, saídas pela tangente, etc, tudo se resume a pertencimento e racionalidade para encontrar a melhor solução em comum acordo com a equipe.

Um comentário sobre “Só erra quem faz !!!

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s