GUMA Agile Game? Nota 10!

Hoje a noite (27/06) tivemos a primeira edição do GUMA Agile Games Night, ocorrido em parceria com a UniRitter e patrocínio da META IT. Mais de 60 pessoas prestigiaram o evento, que contou com grandes nomes, excelentes dinâmicas e contou com 10 pessoas entre coordenação, instrutores e apoio.

Porque investir em eventos desta natureza, realizados a noite em um dia de semana ? Conhecer pessoas, trocar experiências, poder aprender com quem já esta a muito mais tempo na estrada e esta disposto a compartilhar, convidar e ser convidado a estreitar relações com outras empresas e profissionais que estão experimentando as mesmas técnicas e oportunidades, ver e ser visto.

Próximos eventos – http://www.sucesurs.org.br/gu/guma/pagina-inicial
O link ao lado tem centenas de Games, vale a pena – http://tastycupcakes.org

Do quórum, 17% eram da RBS – 6 da área de produtos digitais, 4 da área de RH e 2 da área de negócios do nosso site de local search, o hagah. Introduzo esta informação para comentar o fato de que metade do pessoal da RBS NÃO eram de equipes de desenvolvimento, mas de RH e negócio, seis de doze. Isto traduz o  momento do Grupo RBS, não estamos tentando ter um desenmvolvimento ágil, estamos tentando ser um Grupo ágil   🙂

Esperamos que as mais de 70 pessoas envolvidas no evento de hoje repercutam tudo o que foi visto e vivenciado nesta noite internamente a suas empresas e equipes, de forma que cada reunião do GUMA gere ondas que contaminem positivamente não só quem participa, mas também seus colegas.

Game#1 – Dinâmica Fábrica dos aviões 3.0 – quórum 25 pessoas
Objetivo – Apresentar de forma prática os conceitos e práticas ágeis, facilitando a visualização dos benefícios que as metodologias ágeis podem trazer. Utilizamos bastante o conceito PDCA, processos empíricos, adaptação, flexibilidade, iteração, retrospectiva, que são a base das metodologias ágeis.
Facilitador – Flávio Steffens de Castro, Woompa – Apresentar, de forma prática, conceitos e práticas ágeis, facilitando a visualização de seus benefícios. Mini-CV: Empreendedor na @Woompa e entusiasta dos métodos ágeis desde 2007. Um dos organizadores da FailCon Brazil.

Game#2 –  Mexendo com o fluxo – quórum 24 pessoas
Objetivo  – Compartilhar de forma prática os conceitos de workflow, desenvolvimento incremental, Card wall, Action stage e Waiting stage, Parâmetros de Kanban (WIP, lead time, cycle time), Pull & Push System, e Replenishment.
Facilitador – Paulo Caroli, Agile Coach da ThoughtWorks, atualmente atuando com Lean, Kanban, ToC, Replenishment e Visual Management. Sites: KanbanAndBeyond.com e agiletips.com.

Game#3 – eXtreme Hour – quórum 12 pessoas
Objetivo – Participantes vão vivenciar por 1h disciplinas do eXtreme Programming como Simple Design, Customer Tests, Small Releases, Planning Game entre outras.
Facilitador: Daniel Wildt, Empreendedor, Desenvolvedor de Software, Agilista, Escritor. Sites: Twitter @dwildt e blog http://danielwildt.com.

Anúncios

3 Respostas para “GUMA Agile Game? Nota 10!

  1. Jorge, parabéns por mais um ótimo evento.
    Nota 1000!

    Abraço
    Pedro

  2. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  3. Pingback: II GUMA Agile Games – Edição TecnoPUC | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s