Modalidades de Eventos

É bom já irmos nos acostumando com as nomenclaturas e oportunidades oferecidas por cada tipo de evento e dinâmica para geração ou passagem de conhecimento, sabendo escolher o formato certo, potencializa-se o resultado.

Para qualquer uma das modalidades e formatos, tenha sempre o programa pré-impresso e câmera fotográfica, além de canetões e folhas brancas grandes, para registro diagramático durante a evolução do evento, feedback, etc.

Café mundial – Usado em locais públicos, como um café ou reuniões-almoço, onde se formam sub-grupos sobre temas selecionados previamente, debatidos de forma descontraida e sem um resultado esperado. Cada mesa pode ter a identificação do tema e um número máximo de participantes, podendo-se ou não fazer trocas de mesa no transcorrer do evento.

Círculos de Estudo – Para grandes grupos para discussão de assuntos controvertidos, com mais de 40 pessoas, formam-se subgrupos de 5 a 8 integrantes e a cada intervalo combinado (ex: 5 a 10 minutos) um integrante troca de sub-grupo, até que todos tenham trocado pelo menos uma vez.

Curso – Ação de cunho pedagógico, com especialista, conteúdo definido, claro objetivo, método e carga horária pré-acordadas, com ou sem custo.

Debate – Caracteriza-se pela discussão entre duas ou mais pessoas, com diferentes pontos de vista, com moderador ou mediador.

Coding Dojo – Uma sofisticada técnica colaborativa de aprendizado – https://jorgekotickaudy.wordpress.com/2012/05/06/eventos-ageis-de-dojo/

FishBowl – Debate participativo em grandes grupos, com 4 a 5 cadeiras, mantendo-se uma vazia e as demais com debatedores. Ao iniciar o debate sobre um tema, qualquer um da platéia pode ocupar a cadeira vazia, mas ao fazê-lo, um dos que já estavam deve sair e vagar … sempre deve ter uma cadeira vazia. Os temas são sugeridos pela platéia e tem que ser bom, a cada 5 minutos votasse pela continuação do tema. É possível fazer em uma sala normal. (+info)

Games – Realização de dinâmicas sobre práticas, princípios e valores, buscando reproduzir em um ambiente controlado as mesmas situações vividas no dia-a-dia de trabalho, proporcionando aprendizado lúdico. “Experiência vicária” é o valor de experimentar situações que geram aprendizado pelo exemplo, no sucesso ou insucesso – <veja um case> e um blog de Games em http://tastycupcakes.org.

Hackatone – É uma maratona de programação, onde um grupo de desenvolvedores apresentam e elegem idéias para em poucos dias desenvolvê-las, para ao final de X horas corridas entregar algo pronto (+info).

LightningTalks (10 a 15 minutos) – Palestras rápidas de 10 ou 15 minutos, aberta para pessoas interessadas falarem sobre qualquer assunto, ao final tem 5 minutos para perguntas (+info).

Lightningtalks tipo DesConf (5 minutos) – Breve apresentação sobre um tema, é quase uma peça de marketing, com o objetivo de instigar a audiência para sua idéia ou assunto, sem espaço para perguntas.

Mesa Redonda – De 4 a 8 pessoas, com moderador e um assunto polêmico, intercalando 10 minutos de introdução e 2 para cada questões e respostas, com direito a réplica e tréplica.

Open Space – Debates em grandes grupos, com levantamento de temas, votação, seleção de um ou mais e constituição de sub-grupos para debater um plano de ação, que após apresentado, pode gerar uma votação do melhor plano ou votação pelas partes – https://jorgekotickaudy.wordpress.com/2012/07/19/balanco-do-open-space (+info).

Painel – Caracterizado por um orador, um moderador e até 4 painelistas explanam sua visão sobre determinado tema, seguido de um debate sobre as idéias e posições.

Palestra (30 a 90 minutos) – Apresentação de certo tema a um grupo que possui algum conhecimento prévio, com um coordenador para triar perguntas.

StartUp Dojo – é um encontro para jovens empreendedores trocarem ideias e experiências do dia a dia das suas Startups, de olho nos conceitos do Lean Startup – http://startupei.ro/2011/08/receita-de-bolo-ops-startup-dojo/

UX Dojo – Uma sofisticada técnica colaborativa de aprendizado – https://jorgekotickaudy.wordpress.com/2012/05/25/1o-ux-dojo-rbs-tecnopuc/

Workshop – Palestra dividida em duas partes, uma teórica introdutória e outra prática, para vivência e fixação do conhecimento.

Clique aqui para ler sobre estes eventos entre profissionais do TecnoPUC.

3 comentários sobre “Modalidades de Eventos

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: TECNOTALKS completa dia 18/07 dois anos – Vem comemorar com a gente! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  3. Pingback: Um bizú geral sobre Gestão do Conhecimento | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s