Crystal Clear Method

Crystal Clear Method
Alistair Cockburn – 1995

Criado por Cockburn entre 1992 e 1997, a maior diferença de Crystal Clear para outros métodos é que ela faz parte de um conjunto de metodologias, com foco no aspecto humano e interações como forma de potencializar seus resultados.

Crystal Clear é uma metodologia mais voltada a projetos pequenos, baseada em equipes de até 6 pessoas, pois existem outras metodologias Crystal para grupos maiores. Esta versão permite que cada organização implemente as atividades que lhe parecem mais adequadas, com um mínimo de regras e artefatos. Com forte ênfase a gestão visual e pela adoção de Casos de Uso, as entregas de versões do software são feitos em incrementos regulares de um mês.

Três premissas apresentadas para a existência deste conjunto:

. “Human-powered” – Um projeto é influenciado por fatores humanos, mitigados se os indivíduos trabalharem melhor, outras metodologias possuem centradas no processo, arquitetura, ferramentas, mas Crystal Clear foca nas pessoas;
. “Ultralight” – Comunicação e lançamentos frequentes reduzem a necessidade de sub-produtos como artefatos desnecessários, desperdício de trabalho e burocracia;
 . “Stretch-to-fit” – Todo projeto tem necessidades e requerem uma metodologia diferente, devemos começar com um mínimo que imaginamos necessário e introduzir conforme necessidade real, é mais fácil de incluir atividades que retirá-las.

Anúncios

Uma resposta para “Crystal Clear Method

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s