Escritório de métodos e processos

Em meio a tantas oportunidades de mudanças para adaptação dos processos tradicionais de áreas tradicionais das empresas, para conceitos e técnicas ágeis de melhoria contínua, auto-organização, management 3.0, equipes de alto desempenho, etc, quem nas corporações tomará as rédeas deste processo ?

NÃO estou falando da TI, área históricamente privilegiada por dezenas de métodos, institutos, consultores, assessores, academia e ferramental, estou falando de todo o resto … Tesouraria, Marketing, Redações, Logística, Faturamento, … eles também gostariam de serem ágeis :

Devemos deixar que as áreas busquem melhorias a partir da boa vontade e esforço pessoal de seus integrantes, estudo empírico e busca casual por modelos “melhores”, iniciando uma mudança no escuro, correndo-se o risco de, logo após tentar, abortar por estar tentando errado, por simples falta de orientação.

Voce sabe o que é o tradicional “Escritório de Projetos” ?

O PMO (Project Management Office) é uma unidade organizacional que pode  exercer uma ação educativa, de padronização, por meio de treinamentos e definição de políticas, procedimentos e padrões em gerenciamento de projetos, podendo vir a organizar e centralizar a gestão de projetos de determinada(s) área(s) da empresa.

Dentro do modelo tradicional de gerenciamento de projetos, tem todo o sentido, um processo altamente hierarquizado, refém de um “gerente” que irá distribuir atividades e tarefas, para depois acompanhar e cobrar suas entregas, gerir qualidade, riscos, custos, conflitos, atitude, resultados, etc.

O que seria um “Escritório de Métodos e Processos” ?

Seria uma unidade organizacional que primeiramente exerceria uma ação educativa, por meio de cursos e workshops, apresentando métodos, processos, boas práticas, técnicas, cases, gerando eventos internos e externos para disseminação e geração de conhecimento tácito e explícito, devendo em um segundo momento participar ativamente da modelagem e acompanhamento de mudanças de processos de todas ou determinada(s) área(s) da empresa.

Em um cenário contemporâneo, alinhado a conceitos de alta performance, onde gira-se a linha hierarquica de forma que a equipe assuma um papel de maior protagonismo em suas responsabilidade, precisamos de um Couch em métodos e boas práticas, na construção de um programa para suprimento de informações e suporte às equipes.

Será mesmo necessário um Escritório de Métodos e Processos ?

Em uma corporação com N empresas, logo, departamentos redundantes em diferentes cidades, estados, talvez até países, será que a melhor tática é torcer para que todo mundo esteja ligado, entenda o recado, saiba ler nas entre-linhas e realize uma melhoria contínua … e que se, der tudo certo, todo mundo coincida e decida ir na direção correta.

Quem seria o dono desta iniciativa e quem pagaria a conta ?

Será que ficaria abaixo da pasta de pessoal, talvez uma pasta da Governança corporativa ou de TI, posto que diz respeito a resultados, ao alinhamento a cultura e valores, o que com certeza, trariam resultados melhores aos acionistas.

Será que o custo de 2 ou 3 profissionais focados em disseminação de boas práticas, orientação adaptada as características de cada área e apoio a mudança de antigos hábitos para métodos e técnicas mais eficazes seria aceitável?

Que tal um piloto, a constituição de uma pequena equipe que promova cursos, workshops, disseminação de boas práticas, apoio e assessoria nos movimentos de mudança, no desenho de processos e apoio ferramental e técnico.

Creio que rapidamente os resultados justificariam a iniciativa. Talvez métricas poderiam ser suportadas por ganhos baseados em conceitos LEAN como na eliminação de desperdícios e foco na cadeia de valor.

Se voce chegou até aqui e não leu o post sobre PDCL ágil, clique aqui !

Um comentário sobre “Escritório de métodos e processos

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s