6 meses de blog, e voce?

Lá se vão 6 meses do lançamento deste blog, desde então recomendo que todas as pessoas deveriam, sós ou em grupo, PF ou PJ, lançar um blog (ou site) sobre um tema de interesse, compromisso que te incentiva a estudar, praticar, aprender e replicar de forma mais assertiva os assuntos que te apaixonam.

Mas, refletindo um pouco, se um hobby despretensioso consegue manter uma média diária de 73 page-views, ultrapassando os 13 Mil em 6 meses, trata-se de um instrumento relevante de marketing e de conexão com pessoas, bem aproveitado por alguns e perigosamente desleixado por outros.

Ninguem é tão inteligente que não tenha a aprender, ou tão burro que não tenha a ensinar.” (provérbio popular)

Pensando em novos negócios e StartUps, temos melhor custo x benefício com 30 minutos diários investidos em uma forma direta de comunicação, um gigantesco backbone com internautas, que virão a ser clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros ou simplesmente networking de sua empresa.

Um exemplo, se seu futuro produto é um site de namoro virtual 🙂 , ter um blog com um mix de bloggeros da empresa, amigos ou convidados que postem temas sobre amizade, sexualidade, mundo real e virtual, etc, divulgando-o nas redes, talvez gerando um pouco de polêmica e fazendo barulho. Com certeza, ao final, se convertermos isso tudo em custos de marketing e mídia, chegariamos a conclusão que teremos “economizado” milhões.

Se bem utilizado, permitirá criar vínculos entre a empresa e seus “prospects”, entendendo se o problema desenhado e a solução idealizada irá ou não atender seus anseios, antecipando erros, derrubando pressupostos, antecipando pivots. Mas, bem utilizar é NÃO usar explicitamente como propaganda, é criar um vínculo informativo, de pesquisa, consultivo, conceitual, é desenvolver e aprofundar o entendimento dos problemas e soluções, existentes e hipotéticas.

O segredo é entender e desenvolver uma conexão, na linguagem, no formato, na profundidade e na didática, tudo em seus textos deveria ir alinhando-se ao seu público alvo. Sinceramente, se esta tarefa for penosa ou apenas “trabalho”, tem alguma coisa errada no seu planejamento, pois esta entrando em um negócio que se propõe a resolver um problema que não lhe agrada ou não lhe convém … Esta na hora de rever seus conceitos, seus negócios ou ambos.

Modelos de negócio, como o recente post que fiz sobre Freemium, podem ser debatidos e validados, vejam o case da FIAT com o Novo Uno, uma grande empresa que criou lead em redes sociais, conexões diretas com seu público alvo para entender o que eles queriam para o Novo Uno e (dizem) que seguiram aquilo que aprenderam com eles … e que tudo deu certo.

Eu faço por puro prazer, como diria a masterCard, o desafio de escrever sobre meu dia-a-dia, sobre um novo mundo que se descortinou a partir do Agile Brasil 2011 em Fortaleza, não tem preço. Já me sugeriram colocar tags de analitics, adquirir um domínio, revisar o design, mas virou uma questão de ideal, não quero transformar o blog em trabalho, quero que continue sendo lazer.

No campo das idéias, incentive quem é bloggeiro a continuar bloggando, deixe um comentário em cada post que tenha valido a pena ler !

2 comentários sobre “6 meses de blog, e voce?

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