Professores Pardais

Empreendedorismo, Inovação, Lean StartUp, Running Lean, Business Model Canvas, Pivotar, Pragmatismo, … Podemos fazer cursos, workshops, ler livros, assistir palestras, etc, mas nada será tão ilustrativo e motivador quanto uma visita a uma incubadora de empresas. Visitar a incubadora RAIAR, inspirar-se nas suas empresas nascentes, falar com jovens empreendedores e Professores Pardais (*) da vida real, é algo que pode mudar sua vida.

(*) Eu nasci em 1963, me criei lendo os gibis da Disney, entre todos haviam dois que me fascinavam, a dos Escoteiros Mirins (1951) e a do Prof Pardal (1952), ambos criado pelo gênio criativo de Carl Barks (1901), um dos principais colaboradores dos Estúdios Disney. É obra deste grande desenhista e roteirista, a cidade de Patópolis e boa parte de seus habitantes, tendo sido apelidado de “O homem dos patos” e “Hans Christian Andersen dos quadrinhos”.

O multi-inventor norte-americano Dean Kamen era chamado de “verdadeiro Prof. Pardal”, assim como temos na história contemporânea, inumeráveis patentes registradas por homens inovadores, visionários, oportunistas e antenados … nos Estados Unidos e Europa, enquanto nós terceiros mundistas nutriamos a vontade de ir para o exterior e “contribuir nesta história”  😦

Mas, nos últimos anos, cada vez mais vemos a retenção de jovens talentosos, que ao invés de irem para outros países de primeiro mundo, a serviço de IBM, XEROX, GE, …, optam por ficar aqui no Brasil, trabalhando em empresas brasileiras, empreendendo, tornando seus sonhos em realidade. Um dos fatores decisivos para isto são os parques tecnológicos de padrão mundial criados em todos os estados brasileiros, em especial, junto as grandes universidades.

Quando eu me formei em análise de sistemas pela PUC-RS no ano de 1987, as oportunidades quase que se limitavam unicamente ao SEBRAE para fomento e assessoramento a empresas nascentes … no formato que existe até hoje. Na medida em que grandes universidades constituiram seus parques tecnológicos, com modelo baseado em bolsas, além de incubadoras e outros elementos do conceito da tripla hélice … as coisas começaram a mudar.

Vou citar um exemplo fantástico, da impressora 3D criada e agora entrando em fabricação aqui no TecnoPUC, pela Cliever Tecnologia do Rodrigo Krug … algo que merece ser usado como case para crianças e jovens, vale a pena ver as notícias, os vídeos, acompanhar pela mídia e entrar na fila   🙂

Eu acho que eles não tem muito tempo para se dedicar a relações públicas, pois uma StartUp tem outras coisinhas importantes para se preocupar, como grana, relógio, pivotar, desenvolver a solução, o mercado e os clientes … mas, garanto que ouvir o pessoal da RAIAR, ENGAGE, SEMENTE, … não tem preço!

Sugestões de leitura e sites:
Um post que fiz após o útlimo churras da galera – linguagem ubiqua startupeira
O site da incubadora RAIAR – http://www.pucrs.br/raiar/?p=capa
Fique ligado, vem ai o http://www.pucrs.br/eventos/torneioempreendedor/
Um bom blog sobre Lean StartUp – http://www.manualdastartup.com.br/blog/

Um comentário sobre “Professores Pardais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s