Ecossistema Sustentável !?!

Ecossistema, palavra que vem do grego oikos (οἶκος) que significa casa e de  systema (σύστημα) que significa onde se vive, designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região, bem como o efeito que uma causa sobre as outras.

Sustentabilidade, ultimamente este conceito é o princípio segundo o qual o uso dos recursos “naturais” para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, projetando-o para o mercado, é o uso de práticas não predatórias contra os demais envolvidos, em especial, o governo, empresas e suas pessoas.

O que é o desafio de criarmos ecossistemas sustentáveis para nós mesmos ? No plano Social, empresarial, profissional, financeiro, ecológico, comunitário, emocional ? Lembram do  mutualismo, simbiótico ou facultativo, das aulas de biologia ? É isso, fazer coisas que sejam boas para alguém ou para muitos, mas que sejam justas, sem prejudicar um ou mais dos outros envolvidos.

Um pouco de história

Séculos de individualismo e egocentrismo, em todos os níveis, empresarial, profissional e pessoal consolidaram uma sociedade, empresas e pessoas que se preocupam com o lucro, consigo mesmas e com os “seus”. Desde muito antes da revolução industrial a sociedade já havia se convertido em uma escalada insana a procura de mais status, $ e poder. Somos resultado destes valores distorcidos:

Empresarial – As empresas visam lucro, Ok, mas algumas lucram milhares, milhões, bilhões, mesmo assim, exploram, distorcem e enganam para lucrar mais. A explicação é que o mercado é um risco, justificando qualquer estratégia ou método que permita perpetuar os bons resultados.  As pessoas são um número que gera números e se voce não “entendeu” esta equação, está cheio de gente disposta a entender e entrar no seu lugar.

Profissional – Os funcionários, consciente ou inconscientemente, replicam com seus “subalternos”, colegas e mercado a mesma receita, resultados a qualquer preço, por insegurança ou ambição de tornarem-se gerentes, diretores, comprar o carro do ano, casa, conjuge, Status … A metáfora é o exército, nós cumprimos ordens, somos “inocentes”, mesmo sendo régiamente valorizados e recompensados por exigir mais dos outros, muito além do justo e razoável.

Pessoal – As empresas e os “inocentes” citados logo acima querem a mesma coisa, lucro ($), mas o primeiro passo é convencer a todos que isto é o normal, logo, por segurança precisam depreciar e desvalorizar aqueles que pensam diferente, pois se voce não esta “crescendo”, provavelmente é um fracassado, lhe falta competências e ambição,  é um mal exemplo, acomodado, se não vira noites e não abre mão do resto, é porque não tem paixão pelo que faz.

Uma luz no fim do túnel

Isto começou a mudar, muito ainda é retórica, mas pelo menos começou, pelo menos já temos a retórica, após séculos de pura exploração, de selva da cadeia alimentar, o maior comendo o menor. Existem vozes distoantes, empresas que começam a serem sustentáveis, valorizando as pessoas e o ecossistema onde estão inseridas, colaborando com seu real crescimento e sustentabilidade.

Colaborar com o Ecossistema, com a sociedade, compartilhando, continuar lucrando milhões, mas lembrar e valorizar algo mais que os números e os “seus”, mesmo que retóricamente, começar a passar uma imagem que aos poucos seja refletida e incorporada, transformando a simplória cadeia alimentar em um ecossistema mais sustentável, mais humano.

Exemplos

A várias décadas as empresas tentam reduzir seus custos e manter suas margens e metas milionárias através de contratos autônomos, cooperativas, pessoas jurídicas de fachada e outros artifícios, que nos últimos anos vem diminuindo, não importa se motivados pelas enxurradas de processos trabalhistas, o importante é que esta mudando e o resultado é benéfico para todos.

Movimentos com base em comunidades de conhecimento, quer através de Grupos de Usuários, Instituições com foco em difusão de boas práticas, com patrocínio de empresas interessadas em contríbuir com a coletividade, hoje tão globalizada, revertendo isto a favor de sua imagem institucional, o TecnoTalk, congregação de profissionais de forma 100% auto-organizada para troca de experiências e geração de conhecimento, entre outras tantas.

A Prof Gabriela, do TecnoPUC, propôs uma mobilização para caronas coletivas, para reduzir o número de carros, emissão de gás carbônico, congestionamento na chegada, saída e no estacionamento do Parque Tecnológico … ação que tentaremos endereçar através de eventos do TecnoTalk, com sustentabilidade.

Ponto para reflexão

O que voce posta nas redes sociais ? Voce é um dos cidadãos éticos, repletos de caráter, que no horário entre as Empreguetes e Avenida Brasil posta líbelos de libertação, quase revolucionários, criticando, apontando culpados e caminhos para solucionar os problemas do bairro, do Brasil e do Mundo ? Já pensou em sair da zona de conforto e contribuir de alguma forma real ?

E voce, qual é sua opinião e qual o seu papel ? Quanto voce colabora para o seu ecossistema ? É dos que aproveitam a família, trabalham para pagar as contas e acham que os políticos ou alguém virá para resolver todos os problemas do mundo ? Voce faz de conta que não vê os enormes problemas a seu redor porque acha que isso não lhe diz respeito, não lhe afeta ?

Oportunidades é o que mais tem … não precisa dinheiro nem entrar para um convento, precisa algum tempo, precisa olhar para fora da janela, ver do tanto que rola, o que tem a ver com voce, onde se sente mais a vontade em contribuir, com conhecimento, com presença, com sua inquietação, com seu exemplo …

Não é difícil imaginar que em um contexto corporativo, parques tecnológicos, pólos petro-químicos, condomínios, etc, se cada um dos indivíduos se comprometesse a colaborar com R$1,00 (Um Real) a cada mês, teríamos milhares de reais mensais sendo injetados em ações que seriam exemplos de colaboração, em benefício próprio ou a favor de comunidades carentes.

Um exemplo a ser seguido – http://empresaresponsavel.com/

Anúncios

2 Respostas para “Ecossistema Sustentável !?!

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: TECNOTALKS completa dia 18/07 dois anos – Vem comemorar com a gente! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s