2º Workshop de princípios ágeis

Realizei uma segunda edição do Workshop de Princípios ágeis, mas desta vez para uma equipe de DBM (Data Base Marketing), com profissionais que nada tem a ver com desenvolvimento de software, logo, o manifesto e o método Scrum tiveram que ser revistos sob um prisma corporativo de negócio, o que me exigiu ajustes em todo o material.

O que eu fiz, foi alterar o manifesto e princípios, de forma que coloquei uma sobreposição nos textos substituíndo desenvolvimento, software, design, … por equipe, trabalho, negócio, … de forma a que os colegas ao lerem não tivessem a impressão de que aquilo nada tem a ver com eles, posto que os princípios são universais e se adaptam perfeitamente as outras áreas, que não a de TI.

Quebra-Gelo – Iniciamos com o quebra-gelo da “A marcha do hathy”, de forma a refletirmos sobre o trabalho em equipe, que nos faz perceber a necessidade de planejamento, colaboração e compreensão das limitações de cada um e o quento ganhamos se todos trabalharem em conjunto. É aquele jogo que já expliquei diversas vezes, sobre uma linha de pedras eles tem que inverter suas posições sem pisar no chão, esse grupo inovou em diversos aspectos;

Apresentação – Formamos um círculo e com uma bolinha de látex nas minhas mãos me apresentei, disse meu apelido, uma coisa que ninguém sabia sobre mim e minha expectativa para a tarde. Ao concluir joguei a bolinha aleatoriamente para um dos colegas, que fez o mesmo, jogando a bolinha ao final e assim por diante;

Nosso Jeito de Ser e Fazer – Fizemos a dinâmica dos “Valores e Crenças Pioneiras”, em que colocamos os Nº de 1 a 5 no chão, distantes 1Mt um do outro, formando uma meia-lua. Li uma frase sobre cada um de nossos valores e a galera se posicionava no Nº que achava que era a pratica cotidiana, no 1 se a frase não era praticada, até 5, caso aquele valor fosse realmente uma prática:

  • Todos manifestam opiniões e são ouvidos;
  • Temos objetivos e métricas claras e desafiadoras;
  • Não buscamos resultado a qualquer preço;
  • Cada um entende, tem orgulho e é valorizado pelo seu papel na construção do nosso projeto empresarial;
  • Somos ativistas de causas importantes das nossas comunidades.

A cada dinâmica, mantive a idéia de perguntar antes e depois o que achavam, seu feedback, se opunham-se a alguma coisa, dando a liberdade para que levantassem qualquer aspecto para debate, em especial se recomendavam alguma mudança para os próximos grupos que realizassem esta dinâmica.

MindSet – Apresentei os quadros provenientes de exercícios de PNL (programação neuro-linguistica), aquele do número de letras F no texto e o que tem-se as côres escritas mas pintadas de outra côr. Realizamos uma série de reflexões e seguiu-se um breve debate sobre o quanto nosso cérebro possui vívios e o quanto precisamos contar uns com os outros quando não percebemos que estamos prejudicando, agindo fora do pacto e objetivos acordados;

Quadrante mágico – Não poderia deixar de fora a dinãmica em que cada sub-grupo de 2 ou 3 colocassem no quadro com o quadrado dividido ao meio na horizontal e vertical, um postit representando cada princípio ágil, o quanto acreditam (crença – de 0% a 100%) e o quanto fazem de fato (realização de 0% a 100%):

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de trabalho de valor.
  2. Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do trabalho, se adequando a mudança para o cliente tirar vantagens competitivas.
  3. Entregas parciais do nosso trabalho com freqüencia, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
  4. Pessoas relacionadas ao cliente, negócio e equipe devem trabalhar em conjunto e diáriamente, durante todo o projeto.
  5. Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles ambiente e suporte, confiando que farão seu trabalho.
  6. O Método mais eficaz de transmitir informações internamente e externamente ao time, é através de uma conversa cara a cara.
  7. Parciais do trabalho concluído é medida primária de progresso.
  8. Processos ágeis promovem um ambiente sustentável, colegas, patrocinadores e clientes em passos contínuos e constantes.
  9. Contínua atenção à excelência técnica e melhores práticas.
  10. Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
  11. As melhores soluções, entendimento e qualidade emergem de times auto-organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.

Entropia – Para melhor entendermos o porque das reuniões de daily, esta dinâmica é muito clara quanto a razão de parar a cada dia para entendermos se esta tudo bem ou não, para permanentemente nos reorganizarmos. Parte de um círculo de mãos dadas, solta-se as mãos, misturan-se todos e pede-se para que depois dêem as mãos para os que estava a sua direita e esquerda, depois todos tem que de mãos dadas desatar rapidamente o nó …

Aviões 2.0 – Apliquei o game ágil do Flávio Steffens e Rafael Prikladnicki, excelente forma de se discutir papéis, requisitos, planejamento, estimativa, iteração, release, foco em valor, desperdícios, … desta vez, busquei links com os princípios nos quadrantes em que eles mesmos se colocaram em cada um deles – http://www.agileway.com.br/2009/08/18/dinamica-fabrica-de-avioes-2-0/;

Encerramento – Pedi para que cada um falasse um pouco sobre qual era sua expectativa ao iniciar a tarde e como transcorreram as dinãmicas e qual sua percepção de valor atingido, se valeu, se mudaria algo e cada um pode falar algo para o time. O feedback foi novamente muito positivo.

Anúncios

3 Respostas para “2º Workshop de princípios ágeis

  1. Daniela Palma

    Estava excelente, Jorge! Parabéns. Aprendemos e refletimos muito. Obrigada.

  2. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s