User Experience – Feedback

Preciso saber a opinião de voces que lêem o blog, Qual é a percepção geral quanto a estrutura e conteúdo do blog ? Comenta aqui, é importante, se ultrapassar 27 comentários neste post, vou sortear entre eles uma daquelas camisetas Agile com o A de anarquia. Por favor, dê sua opinião sobre a sua experiência de usuário ao navegar neste blog:

  • Qual sugestão ou dica para melhorar ?
  • Se tem uma crítica, diga, ela é bem vinda.

Qualquer percepção que me retroalimente e faça melhorar é bem-vinda:
As páginas de BeABa do PDCL e do SCRUM são inteligíveis ?
Os posts são grandes, são pequenos, são de bom tamanho ?
O conteúdo esta legal, falta algo, tem algo demais ?
A lista de eventos e links na página Agenda é útil ?
A barra lateral direita, facilita ou dificulta ?
A página de biblioteca é útil para voce ?
É fácil de achar algo que procura ?      etc …

Comenta ai, agradeço pelos minutinhos dedicados na intenção de ajudar.

Desde o momento que lancei este pedido e promoção, já realizei uma série de melhorias, com tão somente 5 comentários acho que já melhorou (barra da direita, topo, blogmap, RSS, links relacionados). Por favor, deixa sua crítica, sugestão ou dica … desde já, agradeço e boa sorte no sorteio!

18 Respostas para “User Experience – Feedback

  1. O Blog é excelente, uma referência para assuntos relacionados a cultura ágil com posts compactos e objetivos, Fica uma sugestão de linkar alguns assuntos com videos no youtube. Abraço e sucesso

    • Báh, faz tempo que estou rolando com a barriga, acho que porque eu planejava produzir meus próprios vídeos com situações reais, mas acabou não saindo e ficou meio que no limbo … valeu a dica, tem toda razão, imagens valem por mil palavras.

      • James, te cadastra no Gravatar, sempre que comentares algum blog vai mostrar tua foto e link para teu perfil … vale a pena! Fique a vontade em comentar, sugerir ou criticar, fico a disposição.

  2. O meu comentário pode ser até meu imparcial, o Blog realmente esta muito bom, as postagens são quase sempre atemporal, e em cima disso fica a minha dica de repente criar uma índex mais amigável para achar posts sobre determinado assunto.

  3. Conheci o blog a pouco tempo, e achei o conteúdo muito bom, sempre bem claro e objetivo, só senti falta de um feed RSS.

    • Eu tinha colocado na barra lateral o “Siga este blog”, mas “RSS” é um padrão de mercado e faltava mesmo … já coloquei logo após o gravatar e antes do “siga este blog”, valeu mesmo, agora não sei se vou deixar o “siga este blog” ou não … mas não tem pressa 🙂

  4. Bruno Oliveira

    O meu problema com o seu blog é que ele sempre acerta o que preciso. Esse mês por exemplo vou começar a fazer um evento ágil. Ai você postou sobre como fazer evento ágil, … é impressionante como você acerta o que preciso :). Sobre o que melhorar não sei, unico problema foi quando procurei posts mais antigos, e eles tinham alguns links quebrados por erro de digitação (procurando no google eu achei o link). Mas foi 2 vezes só que aconteceu isso. Talvez uma re-estruturação do layout. A barra da direita é muito comprida, acamos não aproveitando essa informação direito.

    Abraço e parabéns pelo blog.

    • Ishhhh, vou precisar da colaboração de um dos UX’s que conheço, já cortei algumas coisas que só são úteis para mim, como posts no twitter e últimos comentários. Por favor, quando encontrar um link quebrado … grita ai que eu corrijo. Obrigado pela parceria, estou a disposição. Sugestão, te cadastra no GRAVATAR, assim ao comentar em blogs aparecerá tua foto e ao clicar nela, traz teu perfil com os teus links nas redes … assim vamos nos reconhecendo dentro da comunidade ágil 🙂

      • Bruno Oliveira

        Então, os links não lembro todos. O que lembro agora é o do Scrum Guide no be-a-ba do scrum. Mas esse o link deixou de existir mesmo. Cadastrei no gravatar. Estive em POA em setembro, sou de São Carlos, faço mestrado pesquisando qualidade e métodos ágeis.

        Abraço.

      • Valeu mesmo, já saquei quando quebra e vou dar uma revisada geral, não posso copiar um link de um email no OutLook, ele coloca uma pá de lixo lá. Olha só, a próxima vez que vier a POA, convido a vir bater um papo aqui na RBS do TecnoPUC, manda um email que agendamos, rola um capuccino no capricho 🙂

  5. Jorge, acho o blog ótimo e estou sempre recomendando para os colegas de trabalho. Trabalho com infraestrutura de redes, e sempre busco empregar os métodos ágeis nas minhas atividades.

    Acho o conteúdo ótimo, normalmente não fico procurando algo, recebo as atualizações por e-mail, e quando o conteúdo interessa, eu leio com mais atenção no blog.

    Acho que as postagens estão em um bom tamanho, e a frequência também está boa. Uso pouco as outras páginas e a barra lateral, pois vou mais direto ao assunto que me interessa, mas quando tenho mais tempo livre, dou uma navegada e não vejo dificuldades. Olhando a barra lateral com calma, acho que ela pode ser mais enxuta…

    No mais, admiro muito a tua disposição em compartilhar conhecimento! É uma inspiração para mim. Abraço!

    • Obrigado pelas dicas, vou pedir ajuda para revisar toda a barra lateral, o Bruno Oliveira também sugeriu reduzi-la e voces tem razão … Parabéns em buscar agilidade em infra, é uma tarefa desafiadora, lembrei do post sobre DevOps … quem sabe não posta algo sobre tuas experiências, com certeza sou parceiro em fazer o broadcast … vamos manter contato, Ok.

  6. O layout é limpo e agradável, quando pensei em fazer um blog queria me espelhar no teu.

    Colocar vídeos do youtube de vez em quando acho legal, mas não é um item ao qual eu tenha sentido falta.

    Nunca precisei pesquisar nada, visitei os menus lá em cima para dar um parecer mais completo, e não vejo necessidade de alterar algo.

    Quanto a barra lateral concordo que está meio poluída, mas nada que interfira no blog.

    Em termos de design sendo muito detalhista o background das fotos abaixo do menu não combina, é algo verde, parecem plantas, se quisesse atingir a perfeição podia colocar uma imagem mais trabalhada. Uma ideia é colocar várias fotos no estilo polaroid, como se fosse um mural.

    No geral está ótimo, acho que as mudanças seriam apenas para atingir a perfeição, e não devido a alguma necessidade de melhoria.

    Abraço

    • Só agradeço, vídeos é sonho antigo, quero produzir um para cada timebox e assunto … o topo é o original do tema que eu colei por cima umas fotos (tens razão, tenho que colocar algo mais harmônico) … a barra eu já reduzi a metade, vou revisar com um dos UX da RBS na semana. Até breve! [ ]

  7. Oi Jorginho, vc as vezes faz “na mão”, mas acho interessante ter um bloco fixo de posts relacionados ao final do texto. Geralmente geram muitas conversões.

    • Mas é um wordpress e não um joomla … tem como fazer automático ? Usando tags ? Vou dar uma navegada na web para ver, mas igual, não tenho métricas quantitativas … mas, acho que seria legal se houvesse um bloco de posts relacionados, ia ficar “tipo gente grande”. Fala mais … 🙂

  8. Jorge, lendo os comentários vejo q tu tem algumas consideracoes preciosas dos teus seguidores! Agora é hora de avaliá-las, interpretá-las… pra ver o q realmente vale a pena mudar.

    Eu também uso o WordPress.com no Locomotivo. É uma ferramenta muito boa, q te permite um monte de coisas — essa dos post relacionados automaticamente, infelizmente não, mas dá pra fazer na mão sem muita dor.

    Se quiser, te ajudo a dar essa processada nos feedbacks. Me dá o toque amanha. Abs

Deixe um comentário

