De Baby Boomers a Millennial

A divisão em modelos mentais devido a sua idade é um erro, atitude e adoção de um novo mindset NÃO tem idade, os padrões dados a gerações são amostragens e tendências influenciadas por aspectos sociais, econômicos e tecnológicos que com o tempo foram mudando não só para as novas gerações, valem também para as anteriores, podemos nascer Baby Boomer e morrer Millennial ou Z …

O fato é que precisamos ficar atentos aos ventos da mudança, não para se proteger ou sair correndo, mas para ajustar a Genôa, experimentar novas idéias, ousar fazer diferente, segundo Darwin “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, adaptar-se de forma construtiva, acreditando na mudança e não na malandragem.

Faço questão de compartilhar um vídeo que esta bombando no YouTube e em muitos sites e blogs, inclusive no blog devecletico.com.br, que descobri ser do super Rafael Glanzner, meu sobrinho mega-certificado, atualmente na DBServer … vale a pena ver até o fim, o vídeo e o blog:

Aos 50 anos, com méritos e deméritos, vou continuar pivotando meu business model canvas mental, a princípio me sentia meio frustrado por ter o dobro da idade média, mas afinal me dei conta que experiência não é uma mochila pesada, mas uma bússola calibrada que te ajuda muito nas tomadas de decisão.

Eu nasci em 03/10/1963, penúltimos ano da geração que viria a ser conhecida como Baby Boomers (1946 a 1964) e acho que por muito tempo apresentei suas principais características, regras simples, contrário ao autoritarismo e as guerras, um tanto rebelde e idealista no pessoal, fiel e dedicado no profissional, graduado como bacharel, workaholic devoto a empresa, certo de que seria valorizado e promovido, prevendo uma velhice tranquila e abonada no campo.

Como nasci no limiar entre BB’s e a geração seguinte, tenho muitos amigos(as) da  Geração X ou Busters (1965 a 1981), mais pragmáticos e desconfiados, certos de que o mais importante é adaptar-se rapidamente, com MBA, querem ser valorizados aqui e agora, questionadores por não quererem esperar, almejam resultados imediatos, logo, frustram-se mais facilmente, querem ser valorizados e não querem esperar pela aposentadoria, querem já, agora.

O mundo moderno, globalizado, conectado e sem fronteiras, criou o que chamamos de Geração Y ou Millennials (1982 a 2000), uma geração que cresceu em um mundo cada vez mais rápido e informatizado, empreendedores e inovadores, super-protegidos numa sociedade acuada na vida em magalópoles, gerou uma juventude que parece estabanada dado o contraste com as anteriores, mas que se preocupa com um futuro sustentável, agrupam-se em “tribos”, querem fazer a diferença, contruir algo para deixar seus nomes, que leve seus valores e crença, não deixam a “felicidade” para depois, querem para ontem.

Finalmente, a Geração Z, ainda não mapeados, nascidos no século XXI, mergulhados em múltiplas conexões, tudo ao mesmo tempo, aparentemente individualistas e auto-suficientes, com farta informação e conhecimento, crescem com a percepção que tudo esta ao seu alcance, que não é preciso interagir ou expor-se para conseguir, pois tudo esta a um click no seu mouse.

E agora ? Após a geração Z, vem o que ? Se Deus esta usando uma planilha Excel, a próxima deve ser a geração “AA”, vamos esperar para ver   🙂

Anúncios

3 Respostas para “De Baby Boomers a Millennial

  1. Eu concordo contigo sobre a questão da adaptação.

    Acho que a participação na comunidade e algumas leituras que fiz nesses últimos anos mudaram muito a forma como eu encaro a vida e o trabalho!

    Se tivesse assistido esse vídeo a uns 3 anos atras provavelmente me encaixaria mais com os ideais da geração X do que da Y, hoje já não é mais assim. 🙂

    Um abraço!

  2. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  3. Pingback: Qual é o Canal? Vamos falar de pessoas, carreiras e realização | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s