Perestroika na RBS

O Felipe da Perestroika, deixou sua área de origem como publicitario de agências de comunicação para tornar-se um empreendedor em um novo tipo de escola, com foco em inovação, oferecendo muitos cursos inusitados, além dos óbvios sobre empreendedorismo e gestão, tem psicologia aplicada, poker, skate, felicidade nos negócios e recentemente um curso para mães, …

O recado inicial, de introdução é que a Web NÃO é uma nova mídia, esta mais para uma revolução, pois assim como a revolução industrial, redefine a forma como as coisas podem e devem ser feitas, não só gestão e operação, mas a relação das pessoas entre sí e com o mercado, a inovação e empreendedorismo.

Qualquer um, com talento e muito poucos recursos pode comunicar, apresentou um vídeo criado por um fã da Apple (que a empresa acabou optando remunerar o criador e usar oficialmente) e um vídeo amador sensacional chamado “Daft Hands, Harder, Better, Faster , Stronger”:

Existem novos valores e esteticas, já saimos do modelo cartesiano tradicional e mais previsível, estamos vivendo modelos caóticos e imprevisíveis, saimos de um mundo presencial, sem internet, com cartas, orelhao, muito papel, … para uma realidade virtual, adaptativa, inovadora e especialmente questionadora.

Tudo isto, não é a marca de uma geracao, sao milhões de pessoas que estão em idade produtiva e que estão consciente ou inconscientemente participando desta revolução, em um mundo globalizado e sem fronteiras … assim como no início do século XX, o século XXI esta criando novos transformadores.

A escola de inovação Perestroika  possui sedes em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e esta abrindo uma em San Francisco e em relação a isto ele fez uma provocação, de que a transformação deve acontecer durante e após cada evento, cada curso, … seguindo o mantra da escola, que é “Vai lá e faz!“.

Uma dica legal, na linha de MVP, de Running Lean e outras correntes, usando a simbologia de um escritor frente a uma folha em branco, nos primeiros 15 segundos precisamos escrever a primeira frase, assim como prototipação, devemos fazer e refatorar, não podemos esperar pela inspiração e criar a versão definitiva, em outras palavras = devemos ser iterativo-incrementais.

Saia da sala ou da zona de conforto! Sistematicamente, ampliando seus horizontes e possibilidades, abrindo o leque de forma paulatina, desta forma estaremos sempre prontos para a inovação, para o pragmatismo. Falou de Lean StartUp, de menos reuniões, mais produtivas, faça na hora, não deixe para depois, do conceito muito citado no Agile Brasil de que devemos ter vergonha da primeira versão do que criamos, para ir melhorando até atingiro objetivo.

Falou e apresentou farto material sobre o Game do Mashmellow Challenge, achei uma página com o material que ele apresentou e um vídeo:

Quanto a aguardar demais para lançar um produto para guardar segredo, com medo que alguém copie, ele disse que segredo industrial eh muito anos 80 … nao devemos ter medo, devemos nos esforçar por validar nossos pressupostos, lançar o mais breve possível a primeira versão e trabalhar para novas versões cada vez melhores.

Qual foi a coisa mais fantastica que ja fez ? Nunca lhe dizem que é uma reunião, projeto ou trabalho, … sempre é uma viajem, saida da zona de conforto e algo diferente … precisamos trazer este movimento para o cotidiano, para as empresas … inovando e ousando um passo de cada vez …

Fechou a palestra desafiando todos a fotografarem algo novo, que nunca fizemos antes, e postar no grupo que ele criou para este evento, que em outros grupos já havia surgido todo tipo de surpresas …

A palestra foi na CORP e recebemos em tempo real por vídeo-conf:

Anúncios

Uma resposta para “Perestroika na RBS

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s