Coworking or not coworking ?

Os espaços conhecidos hoje como coworking, segundo a wikipedia, tiveram origem em 2005 com Brad Neuberg em San Francisco, o “Hat Factory” era então um espaço de coworking entre 3 profissionais de tecnologia que abria suas portas durante o dia para interessados que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiência.

#1. Difere dos condomínios de empresas,  modelo tradicional em prédio comercial de salas separadas, mas com espaços e colaboradores compartilhados, tal como salas de reuniões, central telefônica, secretária, cozinha, serviço de limpeza, etc, rateado entre todos os que ali locam salas.

#2. Difere de uma incubadora, condomínio de startups com áreas compartilhadas e profissionais que assessoram business, tecnologia, design, comunicação. Algumas empresas podem ter maior ou menor afinidade e se aproximarem, é comum haver parcerias e negócios entre elas, mas cada uma tem sua sala, paga seu aluguel, recebe consultoria e se não correr atras, era isso.

#3. Não é a casa da mãe Joana, é um ambiente que deve ser informal mas organizado, interativo mas respeitoso, a idéia não é meter-se onde não é convidado, menos ainda gandaia, não é playground para adultos, é trabalho sério, mas sob o estigma da colaboração e agilidade …

Afinal, como é que eu faço ?

Se voce tem uma idéia na cabeça e muitas dúvidas, não sabe para onde ir, talvez o melhor seja uma incubadora, mas se voce tem uma proposta e quer um espaço inovador, colaborativo e ágil, entre para um coworking, assim estará junto de outros iguais a voce, cada qual com disposição para fazer acontecer.

Escolha um coworking que também se esforce para te conhecer e te escolher, pois não é só uma opção barata, não é uma república de pessoas legais a fim de se divertir, se voce não concorda com os termos e não quer construir algo, pule fora ou esperamos que um coworking sério lhe oriente a procurar outra opção.

Um estudo feito no mês de Outubro deste ano, aponta em torno de 2072 espaços de coworking espalhados pelo mundo, 126 deles na América do Sul, dezenas deles aqui no Brasil, da uma olhada nos links abaixo com alguns exemplos aqui em Porto Alegre. O coworking catali.se fica a algumas quadras de minha casa e abriu esta unidade no local onde até a alguns meses era uma casa de festas:

http://catali.se
http://www.noscoworking.com.br
http://www.cuento.cc/coworking
http://www.fabricadeideiascw.com.br

Clique aqui e veja um infográfico sobre o tema no site da Usina Interativa.

Clique aqui e veja um Prezi muito legal com a pesquisa global mais recente sobre o assunto, realizada entre Outubro de 2012 (The 3rd Global Coworking Survey).

Clique aqui e veja um site muito 10, que é o http://coworkingbrasil.org/ com informações estado-a-estado, não esta 100% atualizado, mas é uma boa fonte de pesquisa e informação, lembrando que manter dados atualizados depende mais dos espaços ou dos interessados que o próprio site:

3 comentários sobre “Coworking or not coworking ?

    • Oi , muito show esse espaço aí , privilegio hem , aquele site que eu indiquei nao eh meu , mas lembro que la tem uma opção para entrar em contato , passa os dados e pede para eles incluírem . Eu achei muito legal a proposta de um site, so acho que melhor ai da se tivesse em mecanismo claro e intuitivo para a galera cadastrar novos espacos … Grato pelo comentário e até a próxima. Abraço !

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s