Escreve ai, na próxima estarei melhor preparado

Hoje tive o privilégio de aplicar um workshop para um grupo de jovens de vários países da América Latina, apenas mais uma etapa na jornada deles no aprendizado de liderança, Agile, trabalho em equipe, construção de valores pessoais e de grupo em meio a uma sociedade que aparentemente não se importa o suficiente com isso.

Pois bem, chegando lá descobrimos que não teríamos o projetor nem o flipchart, mas imaginei, OK, tiro de letra, já apliquei tantos workshops sob tantos prismas e objetivos que fazer um só baseado em prática, em portunhol, mesmo sem um “slide” com teoria introdutória ou imagens em Prezi ou PPT seria fácil.

Mordi a língua, ingenuidade, a ausência de uma referência visual em uma apresentação projetada na parede nos toma muito tempo e nos confunde, para fazer isto com naturalidade temos que nos preparar e executar isto algumas vezes … É como a diferença de uma matéria escrita para jornal, rádio, TV ou internet, cada uma delas tem seu timing e parte do conteúdo muda mesmo.

Começamos atrasados por outras questões, mas conseguir uma contingência buscando folhas para colar na parede apenas foi o início, pois creio que o maior custo foi entrar na cadência, pois sem suporte visual com imagens e bullets, tendo que desenhar, custou até achar o ritmo e organização necessárias, afinal, o cérebro da gente se acostuma com o meio mais fácil e cômodo.

Nas duas horas seguintes aparentemente estabilizamos, não como previsto, mas afinal, nos adaptamos as restrições e conseguimos passar algo de boas prática e aprendizado vicário, assim como no Escotismo, DeMolays e outras instituições, cabe sempre enaltecer o motivo que leva um grupo de jovens diferenciados a saírem da cama em um final de semana muito frio e interagirem com algo novo.

DSC06259

Escreve ai, na próxima estarei melhor preparado, o plano B não deve ser fazer sem, o plano B é fazer diferente, não vale a pena limitar o plano A, devemos tirar o máximo de proveito dos recursos previstos, mas no caso de um problema vir a nos deixar sem os recursos tecnológicos e flipcharts, o plano B é outro evento, já prevendo o timing prejudicado pela ausência das algumas ou todas as imagens ou tê-las todas desenhadas em folhas de flipchart.

Lamentavelmente, minhas habilidades desenhando e rabiscando não são exatamente as mesmas do Da Vinci ou mesmo as da minha filha de 16 anos … uma coisa é riscar adendos e outra é diagramas, gráficos, esquemas, etc. Foi a primeira vez que  aconteceu, é preciso aproveitar, entender os porquês e estar ainda melhor preparado para a próxima vez que acontecer.   🙂

dinamicas

Como dizia meu pai: “Entre el dicho y el hecho, un gran trecho há”, em Abril deste ano eu postei uma lista de recomendações, mas por mais que a gente tire de letra uma série de restrições, quando todas acontecem ao mesmo tempo, falando portunhol, isso sim é batismo de fogo 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s