Aprendizado Vicário, Agile e FailCon’2013

Aprendizado vicário, aprendizagem social ou aprendizagem por observação. O psicólogo Albert Bandura (1925) teorizou que a aprendizagem vicária é a base do aprendizado humano, pela observação, assistindo o que os outros fazem e imitando-os. Grande pate de nossos valores e crenças iniciam ao copiarmos atitudes de nossos pais, muitas vezes sem mesmo entender o porque.

O melhor exemplo é quando crianças, posto que até sermos alfabetizados e mesmo depois, temos grande parte de nosso conhecimento sendo adquirido pela observação e imitação, muito do nosso modelo mental sub ou inconsciente reflete coisas aprendidas e repetidas. A maior parte do saber acumulado segue este modelo, nem empírico nem por experimentação, mas por mimetismo.

Assim como no escotismo, tenho crença que através de experimentação, jogos, dinâmicas, debates, através do compartilhamento de conhecimento, eis que todas as oportunidades em que retemos conhecimento e aprendemos em simulações ou relatos, aprendemos da melhor forma, mitigando riscos e perdas caso o aprendizado ocorresse no cotidiano do trabalho ou na vida.

Agile é isso, gestão visual sustentada por interação entre pessoas que a cada relato, posicionamento, argumento e contra-argumento, erros e acertos debatidos e reprogramados, desde técnicas para visão como BMC, elicitação como US Mapping, durante o planning, daily, review e retrospectivas realizadas de forma colaborativa, sobre os três pilares do Scrum = Aprendizado Vicário, você aprende pela sua e pela experiência de todo o time, todos os dias.

FailCon’2013

Vem ai mais uma FAILCON, inscreva-se e assista os cases de uma galera empreendedora, vencedora, mas honesta, pois inovação implica em riscos e sucesso não é bala de prata, é tentativa e erro, este evento é puro aprendizado vicário, não reinvente a roda quadrada, pois alguém já tentou e não deu certo … essa galera vai dizer porque não rolou:

  • Bruna Valentini – Radio Ipanema FM
  • Juli Baldi – Radio Ipanema FM
  • Juliano Primavesi – KingHost
  • Luiz Felipe Gheller – Vakinha
  • Luiz Antonio Araújo – Zero Hora
  • Daniel Mattos – Smile Flame
  • Daniel Izzo – Vox Capital
  • Patricia Fagundes – Clube do Fracasso
  • Gustavo Goldschmidt – SuperPlayer

Mais informações no site http://www.brazil.thefailcon.com/
No FaceBook o link é https://www.facebook.com/FailConBrazil

failcon

A chancela é do amigo Flávio Steffens da Woompa e Bicharia, que esteve palestrando para o TecnoTalks a alguns meses atrás.

2 comentários sobre “Aprendizado Vicário, Agile e FailCon’2013

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: É mais fácil seguir roteiros que tentar aprender os porquês | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s