15º TecnoTalks encerra agendando o 16º

Pois é galera, a segunda noite do 15º TecnoTalks foi exatamente o que eu disse que seria, artigo de luxo, com a presença de um time de executivos que poucas vezes tivemos em em um único evento – Paulo Caroli da TW, Eduardo Peres da DBServer, Diego Senott da RBS, Dante Antunes pela HP, Geraldo Gomes da Dell, a Profa Mirian Oliveira pela FACE e o Prof Fabiano Hessel pela FACIN, também o doutorando Felipe Nodari e uma galera que conseguiu chegar ao TecnoPUC alguns minutos depois daquele temporal.

A Prof Mirian, idealizadora da dinâmica, fez uma abertura apresentando os tipos de pesquisas, os tipos de apresentações, projetos, uma preliminar sobre o assunto que iriamos debater – expectativas atuais, alinhamento e caminhos para uma maior aproximação entre pesquisa acadêmica, empresas e profissionais.

Na sequencia, o Nodari apresentou sua recente dissertação com uma pesquisa sobre compartilhamento de conhecimento, capacidade absortiva e desempenho, que pode ser lida em http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/1232.

fotos

Logo depois do Nodari, o Prof Fabiano apresentou sua linha de pesquisa e muitos dados sobre projetos fascinantes, um protótipo de lojas inteligentes, smart cities e mais recentemente Smart Campus. Conceitos de City As A Service, Rastreamento e localização em emergências hospitalares, fa-sci-nan-te!!!

O debate rolou por mais de uma hora, inicialmente entre os gerentes e executivos presentes, depois ampliado entre todos. O diagnóstico era meio previsível, mas visto por diversos prismas e cases … falta comunicação, falta de linguagem ubiqua, timing diferente entre universidade e empresas, existência de mecanismos como o Crialab e o InovaPUC, bem como agentes deste em algumas unidades como FACIN, Engenharia e FACE.

Soluções, as empresas precisam querer, precisam tentar, mas os programas tem que se aproximar, provocar, se comunicar mais e melhor, se hoje já temos programas mais maduros e sustentáveis, o próximo passo alé da produção intelectual é ampliar as parcerias e gerar propriedade, gerar patentes.

20131023_211258b

Ficou combinado que o próximo evento contará com o empenho de todos para daqui a mais um mês, no dia 21/11, em meio ao aniversário da RAIAR, um evento voltado a empreendedorismo e inovação em que reuniremos novamente duas das três hélices, Universidade e Empresas. As meninas da RAIAR já nos disponibilizaram as duas salas de reuniões e eventos nos três turnos, para que organizássemos um super-evento conforme melhores horários e conveniência, organizaremos o melhor possível!

A Liana Rigon da AssCom e a Marinês  Audy da RAIAR já haviam entrado em contato disponibilizando as salas do andar superior no dia 21/11, reservadas para o TecnoTalks … inicialmente a idéia era um StartUp Dojo, mas podemos ir além, mesclando lightning talks de 10 ou 15 minutos com agentes de programas, empresas, encerrando com um startup dojo com equipes contando com profissionais, executivos e pesquisadores pensando em como fundir e inovar.

Está lançado o desafio, o TecnoTalks 16 será arrasa-quarteirão! \o/

Anúncios

3 Respostas para “15º TecnoTalks encerra agendando o 16º

  1. Mauricio Machado da Rosa

    Show!

    Atenciosamente Maurcio Machado da Rosa MSc Eng Bio Aero UG Computer Science

    Enviado via iPhone 4S – iOS 7

  2. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  3. Pingback: Resumo de quatro anos e meio de TecnoTalks | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s