StartUp Dojo aniversário RAIAR + TecnoTalks

Abertura e Boas Vindas dadas pelo Prof Rafael Prikladnicki, diretor da Agência de Gestão Tecnológica da PUCRS, que valorizou o papel da RAIAR em seus 10 anos simbolizados nos eventos protagonizados pela incubadora em três dias de interação comemorativa com o parque, que encerrou com este Startup Dojo.

Falou do papel de cada participante deste grande ecossistema voltado a inovação e empreendedorismo, citou o Tecnotalks olhando pelo prisma de grupo auto-organizado pela galera do TecnoPUC, movimento que emergiu espontaneamente e que espera ver crescer.
fdgsdf

995205_461597997292915_1186649038_n

O evento iniciou com a professora Helena Stigger da FAMECOS e o professor Gustavo DalMarco da FACE. Seriam spots sobre seus programas de pesquisa antes do Startup Dojo, mas dada a interação com a galera acabou saindo do formato lightningtalk e virando um debate envolvente sobre pesquisa acadêmica, inovação e empreendedorismo … muito melhor!

32423

A Professora Helena Stigger é publicitária e doutora em Comunicação Social, pesquisadora em cinema político. Atualmente está integrada na pesquisa ‘Cartografia das novas tecnologias de baixo custo no campo audivisual brasileiro: ferramentas de produção, estratégias de circulação e impactos de representação’ como bolsista de pós-doutorado (PNPD) no PPGCOM da PUCRS. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2011). Realizou um doutorado sanduíche na Université René Descartes – Paris V (Paris-Sorbonne).

O professor Gustavo DalMarco tem formação em Mecatrônica e Engenharia Biomédica, fez doutoramento em Gestão de Tecnologia e Inovação. Sua área de pesquisa abrange Transferência de Tecnologia, Indústria, Inovação, Relações Universidade-Indústria e atividades inovadoras na Agricultura e no sector espacial. Fez parte de seu doutorado na agência espacial européia e mostrou algumas fotos e fatos de incubadoras e projetos que conheceu na Holanda. Ele conheceu programas de inovação e de integração entre empresas e universidade que instigaram muito a galera … queremos ouvir e experimentar mais sobre isso.

Após o wellcome-coffee, a abertura com o Prof Prikladnicki, o debate com os professores Gustavo e Helena da FACE e FAMECOS, chegou a hora do dojo \o/
sryreth

O facilitador da noite foi o empreendedor Tiago Totti da Piggli.com, ele iniciou com um lightningtalk falando do que é empreendedorismo, várias provocações comparando o modelo antigo de iniciar um negócio e o que hoje conhecemos como startups, citando bases do Lean StartUp e os precursores Blank e Ries.

Além disto, apresentou o que é e sua experiência na construção de um bom business model canvas (BMC) ou business model generation (BMG), sobre o qual compartilho um link de video-aula que considero bem didática, com exemplos:

Após o alinhamento necessário sobre o BMC seguiu-se a dinâmica usual de um startup dojo, com muitos debates e trocas internamente a cada grupo formado e interação entre todos ao final com os pitchs de apresentação do negócio:

  1. Lightningtalk sobre inovação e uso de business modelo canvas;
  2. Formação dos times, cada um com mínimo de 5 integrantes;
  3. Discussão das idéias e definição da melhor, internamente aos times;
  4. Desenvolvimento do BMC (facilitação do Totti e Felipe Dorneles);
  5. Pitchs de 3 minutos para cada time e 2 minutos para P&R.

aaaaa

Ao final, realizamos uma retrospectiva em que todos puderam se posicionar sobre pontos fortes e de melhoria para os próximos dojos e quem pôde ficar até o fim saiu bem satisfeito com a oportunidade …

Pena que a vida corrida não permite que mais pessoas aproveitem estas oportunidades, tem muitos sonhos latentes guardados em gavetas, mas hoje em dia qualquer um pode inovar, empreender, a RAIAR está a disposição e o RS é um dos estados com maior número de oportunidades, parques, incubadoras, aceleradoras, coworkings, … tá esperando o que, vem que tem!

PIC_0046

2 comentários sobre “StartUp Dojo aniversário RAIAR + TecnoTalks

  1. Pingback: TECNOTALKS completa dia 18/07 dois anos – Vem comemorar com a gente! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: Resumo de quatro anos e meio de TecnoTalks | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s