Ampliando o conceito de Dojo Boshú

Quando idealizei este processo de seleção me baseei em eventos escoteiros, onde dividimos um grande grupo de jovens em equipes que variam de acordo com o número total e tipo de atividades. Cada equipe recebe um mapa com uma ordem diferente de participação em “bases escoteiras”, com jogos ou instruções. Não é uma competição e encarar desta forma é negativo, pois o que queremos ver é exatamente o papel de cada um em um viés colaborativo em prol de resultados.

Desta forma, todos participam de tudo, podendo haver bases opcionais, a variedade proporciona uma avaliação em diferentes contextos e prismas, com calma. Os próprios participantes sabem exatamente como é a dinâmica e a interação entre eles amplia as possibilidades de um processo de seleção externa ou interna, para contratação ou oportunidade. Assim como nos jogos escoteiros, diversos monitores avaliam em uma planilha, ao final faz-se um debate entre os participantes e concluímos com um debate entre todos os avaliadores.

dojo boshú

DOJO BOSHÚ (道場募集) para contratação

O primeiro Dojo Boshú (recrutamento, seleção) eu contei com colegas de TI e RH e tinha o objetivo de avaliar e selecionar jovens entrantes no mercado para atuarem como estagiários ou desenvolvedores júnior. Eram antão 4 bases, um a encargo do RH sobre benefícios, um comigo contendo Agile Games e outras duas de coding dojo em backend (java) e em frontend (javascript).

Ao recebermos os candidatos os dividimos em quatro equipes e cada uma dirigiu-se a uma das bases, trocando a cada 90 minutos, com um tempo de descanso e coffe entre uma e outra. Os jovens estavam a par quem eram os facilitadores e quem eram os colegas que estariam lá avaliando sua participação sob enfoque técnico, atitude, conhecimentos e habilidades em trabalhar em equipe de forma colaborativa, assertividade, argumentação, etc.

Naquela primeira oportunidade o objetivo era um Boshú de contratação, agora estou montando um que irá realizar um Boshú interno para seleção de quais os integrantes participarão de um projeto Agile piloto usando Scrum. Dentre os 15 participantes, todos terão oportunidades de interagir, trocar idéias, mas principalmente apresentar sua atitude e habilidades em pilotar, absorver e repassar conhecimentos.

DOJO BOSHÚ (道場募集) para seleção

Estou para realizar o primeiro Dojo Boshú de seleção interna, ele será realizado uma semana antes de iniciar um projeto piloto em SCRUM e a empresa quer selecionar os participantes entre profissionais de suas diferentes equipes, desde que disponíveis para início imediato para treinamento e projeto.

Assim como no Boshú de recrutamento e contratação, este tem como objetivo oferecer dinâmicas que permitam que empresa e seus profissionais se vejam em situações desafiadoras, construção coletiva, auto-organização, eliminação de desperdícios, debates e provocações tecnológicas e metodológicas.

A idéia é realizar uma sequência de simulações de diferentes Agile Games e Dojos, gerando debates sobre um prisma estratégico, tático e técnico, sempre em dinâmicas como BMCanvas, USMapping, MngDojo, Planning, Kanban/Daily, Review, Retrospectiva, entre outros.

A avaliação será o mais aberta e franca possível, sob o prisma de competências ágeis e essenciais, como o Conhecimento da arquitetura, business e projeto, Habilidades de trabalho em grupo, liderança e assertividade, Atitude quanto a caráter, crenças e valores, finalmente alguns aspectos cognitivos e resilientes.

DOJO BOSHÚ (道場募集) auto-organizado

Um dia, no futuro (próximo), quero ter a oportunidade de participar de um Boshú auto-organizado, onde o próprio time desenvolva um processo de análise e seleção de novos integrantes, quando isso acontecer creio que teremos dado um grande passo na gestão por competências em um viés Agile. Estamos evoluindo e algumas coisas necessitam de mínima maturidade ágil das pessoas, equipes e organizações … tempo ao tempo \o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s