O que é agilidade para um povo, para um país?

Como ressignificar os princípios ágeis para todo um país? O que seria a eliminação de desperdícios, o foco em valor, disciplina, a sustentabilidade baseada no coletivo e na valorização do “cliente” e demais stakeholders?

Nós somos um país dividido em um túnel do tempo, 80% dele ainda vive no século XIII, quatro quintos do país apenas sobrevive sem as mínimas condições de higiene, alimentação, sem cultura ou educação decente, saúde ou segurança então nem se fala, mas 20% já vive no século XXI, com tecnologia de ponta, condomínios que são ilhas, oásis auto-suficientes, escolas, saúde, segurança 24 horas, clubes e shoppings. Eu, por exemplo, faço parte destes 20%.

O maior mal feito do último século ao povo brasileiro foi a construção de Brasília, uma forma de distanciar o poder da interação do cliente (povo). Se fosse para desenvolver o planalto central poderiam ter feito ali um distrito industrial ou zona franca. A solução brasileira foi DISTANCIAR-SE ao máximo dos clientes para que pudesse fazer aquilo que bem quisesse sem que o povo pudessem reclamar.

A copa das copas é como Brasília, é a essência do Brasil, é como um BANQUETE MEDIEVAL, enquanto milhares curtem e pagam R$2K para assistir a um jogo, a maioria de miseráveis lá fora não tem saneamento básico, atendimento de saúde, segurança ou educação, mas mesmo assim estes mesmos miseráveis incultos e infelizes, cegos em sua ignorância, saem as ruas para saudar e reverenciar os seus “nobres”.

Um dia o Brasil terá sua revolução francesa, o problema para isto é como equacionar acomodação e passagens aéreas para tantos franceses virem aqui fazer isso por nós!

Jogo dos 7 erros, a seguir eu transcrevi o manifesto ágil, releia a porquera e me diga os tópicos que o Brasil, Brasilia e o brasileiro não entenderam NADA?

Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas
SERVIÇOS em funcionamento mais que documentação abrangente
Colaboração com o POVO mais que negociação de contratos
Responder a mudanças mais que seguir um plano

1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente (POVO), através da entrega adiantada e contínua de valor;
2. Aceitar mudanças, processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente (POVO) possa tirar vantagens competitivas;
3. Entregar SERVIÇOS DE QUALIDADE funcionando com freqüencia, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
4. Pessoas relacionadas à GOVERNO e POVO devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do MANDATO;
5. Construir o GOVERNO ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho;
6. O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um PAÍS, é através de uma conversa cara a cara com o POVO;
7. SERVIÇO DE QUALIDADE funcional é a medida primária de progresso.
8. Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. O GOVERNO, EMPRESAS e POVO, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes;
9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade;
10. Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito;
11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis;
12. Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.

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