Estarte.me – Um modelo inovador de Agile Coaching

Rolou a terceira rodada de Agile Coaching hoje na Estarte.me, que está apostando em um modelo diferente, inovador no apoio a suas startups, no plano metodológico e aplicação prática optaram por coach ao invés de mentoria. Lembrando que mentoria são ações extrínsecas com o objetivo de sugerir opções e boas práticas, cabendo à startup optar por seguir ou não, enquanto agile coach é a realização de dinâmicas práticas com o objetivo de auxiliar a startup em pontos passíveis de melhora no tocante a método e boas práticas.

Na primeira rodada, um treinamento geral baseado no curso SCRUM 360 para alinhamento conceitual de metodologias e técnicas relevantes, entretanto uma série de ajustes permitiram abordar mais explicitamente o Lean Startup, Design Thinking, Service Thinking, Gamestorming, não só manifesto e métodos ágeis relacionados a desenvolvimento de software. Na segunda e terceira rodadas iniciamos turnos de coaching buscando a construção de artefatos que discutam o momento e os próximos passo de cada startup acelerada – http://www.estarte.me/.

estarte.me

Uma startup de games chamada Otus com uma galera afiada, com seu primeiro grande jogo saindo do forno, já praticando interação com o mercado, validando e monitorando oportunidades de parcerias e negócio com todos os players deste segmento … creio que apaixonado por games em breve irão conhecer mais de perto, não custa nada aguardar \o/

otus-game-studio

A cur.to é um agregador que lhe entrega tudo o que está rolando nas redes sociais relacionado a uma hashtag, por exemplo, peça http://cur.to/copa2014 e acompanhe o que o mundo está postando com a hashtag #copa2014. Um conceito já com audiência e que conta com um bom espectro para crescer e ir adiante com serviços B2C e B2B bem interessantes.

cur-to

Uma startup de olho no segmento de freelancers, oferecendo uma ferramenta ainda em evolução para gerar links entre quem procura e quem quer fazer um trabalho freela, com recursos variados para oferta, orçamento, gerenciamento do serviço visualizado em uma quadro kanban, financeiro … MVP no ar, validação em curso, feedbacks e tomadas de decisão para próximos passos.

codefreelas

A startup MindPills possui um conceito novo para mim e acredito que também para muita gente, pelo que estudei depois de nossa dinâmica, flashcards foram criados por Sebastian Leitner (1970) para aprendizagem e usava cartões que continham de um lado uma pergunta e do outro a resposta. O aluno lia a pergunta, refletia e virava o cartão, se soubesse a resposta o cartão era considerado “estudado”, caso não soubesse a resposta, voltava para o final do bloco ou para uma pilha de temas a reestudar. A proposta já está disponível para Android e em breve estará na loja da Apple, trata-se de um conceito com grandes oportunidades para estudo em qualquer local e horário, como línguas, preparação para provas, concursos, fixação de conteúdos e muito mais.

mindpills

Finalmente, uma startup conhecida de quem conhece a Estarte.me e o Maurício Centeno, o site Prematuridade, que oferece conteúdo direcionado para pais, familiares e interessados sobre nenês prematuros, agora contando com uma lojinha de produtos e grife própria. Segundo o site, prematuro é todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias) e no Brasil a incidência é de 9,2% dos nascidos vivos (dados de 2012). É possível subscrever-se na newsletter do site e receber novos conteúdos na sua caixa. Foi uma das 11 startups escolhidas pela Brazil Innovators, organização que apoia o empreendedorismo no Brasil, para participar da TechMission 2013 no Vale do Silício.

prematuridade

Inovação na inovação, agilidade na agilidade, só porque todos fazem de alguma forma não quer dizer que a solução é fazer igual a todos os outros. O modelo de mentoria mais conceitual pode ser bom para determinados contextos, perfis, mas a construção de um modelo em que Lean StartUp e SCRUM não é só um aconselhamento me parece mais consistente.

O estabelecimento de uma parceria prática em um modelo de desenvolvimento de negócios, inovação e empreendedorismo a luz de modelos e métodos mais que consagrados mundialmente. Não uma imposição, mas uma construção partindo de boas e melhores práticas de mercado em projetos interativos, iterativos-incrementais, desenvolvendo serviços e clientes \o/

Creio que será um modelo que muito em breve servirá de referência a outras aceleradoras e incubadoras … quem viver verá! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s