E por falar em Pareto … Vai aí um peixinho?

Um diagrama de Pareto, também conhecido como diagrama de causa-efeito ou pela alcunha de espinha de peixe é essencialmente um mapa conceitual onde a cabeça responde pelo efeito (objetivo ou problema) e o espinhaço é composto pelas causas primárias, secundárias, … e tem por objetivo uma dinâmica para aprofundamento em todos os vetores envolvidos e permitir a priorização.

espinhadepeixe-pareto-causaefeito

O diagrama de espinha de peixe é uma opção a mais no cinto de utilidades de um bom facilitador, scrum master ou agile coach, uma variação assim como usamos agile games, open spaces, managing dojo, learning 3.0, mappings, etc.

Já escrevi sobre mapas conceituais, o espinha de peixe é uma outra forma de desenhar os mapas em estrela, contendo uma idéia central de efeito desejado e cada raio representará uma causa a ser conhecida e trabalhada.

Como todos os nossos CANVAS, a diagramação e gestão visual de ideias e percepções aproveita a capacidade natural do cérebro humano em entender melhor conceitos quando materializados, facilitando seu desenvolvimento, categorizações, organização e hierarquização de valor.

Quer usando o formato espinha de peixe ou um mapa em estrela convencional, iniciamos com o efeito declarado na cabeça do peixe ou no centro do diagrama. O passo seguinte é ir destacando em seus espinhaços ou radiais as causas mais visíveis, primárias, agrupando-as ou identando-as. Finalmente, em cada espinhaço ou radial é necessário elencar as causas secundárias e identá-las as primárias.

Assim como todos os demais CANVAS, é um instrumento vivo, evolutivo na medida que se desenvolve e conforme vamos repetindo em diferentes projetos, adquirindo experiência e ganhando em expertise, ampliando sua efetividade e melhorando seus resultados.

espinhadepeixe-pareto-causaefeito-2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s