Pare de pressupôr e faça seu Validation Canvas

A teoria na prática acaba sendo outra e a gente nem percebe! Modelo mental e Zona de conforto são umas traíras, pois nos deixam ter insights e inspirações para depois nos arrastar silenciosamente ao nosso lugar comum. De nada adianta ler e não praticar o livro The Lean StartUp e tantos outros, colunas, artigos e ebooks gratuitos sobre statups e agilidade, ir a eventos como o Agile Brazil, lá assistir storytellings e palestras sobre fracassos evitáveis, que explicam a necessidade de antecipar riscos e oportunidades, levantar e validar hipóteses.

A espinha dorsal do Lean é eliminar os desperdícios, testar nossas ideias, validar nossas hipóteses. Acreditar cegamente em uma ideias é o maior dos riscos em investir, desenvolvê-la e só depois de pronta descobrir que poderia ter pivotado e dado certo, mas agora só sobrou dinheiro para o jornal com o classificados de empregos de Domingo. A falta de validação nos faz errar o mercado alvo, o problema que imaginamos não existia, a solução desejada era tentadora para mim, mas os clientes a veem de outra forma, o timing esta errado, …

Em meio a tantas certezas hipotéticas, a tantos livros lidos, a tantas teorias dominadas e tudo gerando tantos erros e descolamento entre o dito e o feito, surge a proposta de um Validation Canvas com o objetivo de criar uma gestão visual e dedo-dura do que exatamente estamos validando e como.

validate-canvas

Passo #1 – Hipótese de Cliente

Qual a tipo de cliente, persona, segmento ou amostra que você quer validar a cada novo ciclo de validação. Vamos querer saber mais sobre ele e para isso é necessário esclarecer quem é, pois a partir disto vamos descobrir onde encontrá-lo, como inquiri-lo, observá-lo e analisá-lo. Talvez assim fique mais clara esta busca, para debater sobre onde ele se concentra, eventos, comunidades físicas ou virtuais, organizações, meios, …

Passo #2. Hipótese de Problema

Qual é a hipótese criada do que é um problema que o seu cliente quer ou precisa resolver e pagaria por isto. Um ero comum é dedicar-se por semanas ou mesmo meses a resolver algo que é o SEU problema e que as outras pessoas resolvem de outras formas ou até mesmo não o enxerguem como um problema que mereça certo investimento.

Passo #3. Hipótese de Solução

Um detalhe curioso, a técnica deste Canvas sugere NÃO colocar nada antes de realizar o primeiro ciclo de pesquisa e validação, isto porque a técnica pressupõe que não temos ainda uma hipótese consistente sem antes realizar um primeiro levantamento e análise. A sugestão é apenas preencher esta hipótese de Solução após o primeiro ciclo de validação para não ser induzido pela sua ideia inicial.

Passo #4. Mapear seu experimento

É importante mapear os seus pressupostos para que a sua ideia de negocio dê certo, quais são todos os seus pressupostos e quais deles merecem ser validados a cada ciclo.

Passo #5. Pressuposto de maior risco para sua ideia

Para cada pressuposto, conforme a relevância atribuída a eles, o seu objetivo será validá-lo o melhor possível, evitando pressupostos ou distorções. Fazendo uma análise um-a-um de forma individual e também holística.

Passo #6. Qual será o método de validação

Antes de definir o método, estude ou procure quem tenha maior experiência sobre o assunto, sobre os tipos, eficácia, acoplagem, se a validação será através de pesquisas como entrevistas ou surveys. Será necessário buscar o ponto de equilíbrio através de pilotos e pré-testes para garantir que o acesso a um grande número de respondentes ou casos de estudo não sejam em vão.

Passo #7. Critério de Sucesso

A pesquisa científica é muito exigente sobre este tópico, afinal, qual é o tamanho da amostra necessária, em quantidade ou percentual, ponto de saturação, como saber se temos dados suficientes para validar determinada ideia. Este ponto é crucial, pois pior que não fazer uma validação é fazer uma validação errada. Em agilidade se diz que “mais importante que fazer uma ponte é fazer ela na direção correta”.

Passo #7. Tomada de decisão – Prosseguir ou Pivotar

Neste momento é preciso muito cuidado e contar com parcerias adequadas, é preciso ter desapego a sua ideia original, mas muito cuidado para não abandonar uma ideia vencedora cedo demais. Assim, é importante cruzar diferentes validações, submeter sua análise e conclusões a outras pessoas com mais experiência que você.

Obs: A seguir um Canvas muito semelhante e que me agradou bastante quanto a distribuição dos campos e abordagem … dá uma comparada, vale a pena:

1-Experiment-Board-large-preview-opt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s