Um modelo de gestão visual para qualidade, portfólio, contratos, auditoria, etc

O Douglas Dornel Cardoso postou no Facebook a foto de um artefato de gestão visual que eles chamam de “Radar de Qualidade” e explicou assim: “As colunas são todos os produtos que temos, as linhas são alguns critérios de qualidade que queremos em todos os produtos, como documentação. Definimos alguns critérios em 3 níveis. Verde, amarelo e vermelho”.

Segundo o Douglas, a ideia é do Nelson Abu Samra Rahal Junior, dono de um dos blogs com conteúdo sobre agilidade que eu segui quando comecei a entender Agile, o Blog do Abu  \o/

10345814_788380837848682_2275513144203801366_n

O conceito e prática ficou genial, um mapa de critérios de qualidade e design usando semáforos, sendo possível escrever sobre a cor dados complementares, iconográficos ou quantitativos. Talvez alinhando boas práticas e desafios auto-determinados.

Com variações, imagino este recurso em painéis para gestão de portfólio de projetos, contendo métricas qualitativas e quantitativas, talvez relacionadas a evolução do time, metas, objetivos, cobertura, execução, etc. Ouso dizer que com um pouco de discussão podemos criar um Agile Balanced Scorecards 🙂

Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Esta frase é creditada a Lavoisier para explicar o princípio da conservação de massas, é o mesmo princípio que eu uso em Agile Games e em técnicas para os mais variados fins, posto que com um pouco de criatividade é possível resolver diferentes problemas e impasses usando conceitos e técnicas criadas para outros contextos mas com os mesmos valores almejados.

A Renata Masseroni da Estarte.me me convidou a estruturarmos um mapa de evolução das startups pré-aceleradas e aceleradas, um contexto muito próximo do existente em incubadoras e imediatamente eu lembrei do Douglas e da foto do Radar de Qualidade … Porque não montar um instrumento equivalente a aquele, mas baseado nos quatro ciclos do Lean StartUp e seus Pivots?

A ideia seguiu o conceito do “Radar de Qualidade” na criação de um placar (ou radar) para gestão visual, as linhas são pontos relevantes a serem monitorados durante os processos de mentoria, usando iconográficos e datas relevantes, quantitativos e qualitativos, usando a ideia de semáforos em tópicos relacionados aos ciclos do Lean Startup, como problema, solução, cliente, validações, pivots, MVP e crescimento.

Uma proposta, um primeiro exercício mental, os semáforos serão branco, verde, amarelo e vermelho, contendo eventualmente um %, meta, total ou dado iconográfico que ajude na gestão visual. A evolução acompanhará as rodadas de Mentorias e Agile Coaching e somente serão atualizadas na presença dos envolvidos.

Branco – não se aplica ou ainda não iniciado
Verde – atingido cfe esperado ou melhor
Amarelo – alerta para sub-atingimento ou risco
Vermelho – não está sendo feito ou problemas

Tenho outras inspirações baseadas neste conceito e farei posts no futuro breve com eles em uso, na prática, informando o quanto se tornaram úteis, melhorias, tenho convicção que preencherão uma lacuna importante em termos de gestão visual, quer seja técnica, tática ou estratégica.

Eu curti muito, com certeza vou utilizar em diferentes contextos nos quais vejo valor inquestionável, mas desde já queria compartilhar com a galera. Trata-se de uma técnica que eu desconhecia, sobre a qual nunca tinha escrito e acredito que muita gente vai se interessar e perceber nela boas oportunidades de uso.

Voltarei com a prática, por enquanto são “viagens”, hipóteses e pressupostos … mas eu acho que são pressupostos bastante auspiciosos   🙂

Anúncios

2 Respostas para “Um modelo de gestão visual para qualidade, portfólio, contratos, auditoria, etc

  1. Posso confirmar que é fantastico, esse modelo traz máxima transparência em pouquíssimo espaço!

    • Show, já estou com mais de um protótipo desenhado e ainda esta semana vou colocar para rodar … não faço estoque de ideias nem soluções, gosto de validar na pratica 🙂
      [ ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s