RED#1- 1° Encontro de Robótica Educacional em Debate

Tive o privilégio de participar do RED#1 a convite da Deborah Cristina Jahn, organizadora deste evento e que o levou a outro patamar, em torno de 200 pessoas estiveram no SENAI em frente a FIERGS para compartilhar conhecimentos e experiências sobre Robótica na Educação.

A Deborah foi minha colega de EMPRETEC, uma jovem talentosa, já com experiência internacional e prêmios relacionados a inovação e empreendedorismo. Realizou seu projeto de Mestrado em Engenharia Mecânica e P&D no Laboratoire de Mécanique Biomécanique Polymère Structures.

20140816_073922

O objetivo era fomentar a robótica na educação e estimular a troca de experiências, destinado a instituições de ensino, organizações, empresas e órgãos públicos. O programa conta com palestras como Impacto da Robótica na Educação (Dante Couto Barone/UFRGS), Robótica Educacional como Ferramenta de Apoio no Processo de Ensino-Aprendizagem (Rosi Guarenti/Lego Boom) entre outras.

Mais um evento que privilegiou a inclusão, deixando o discurso e fazendo acontecer, com a participação de um grupo de jovens surdos com tradução em libra, além de cadeirantes. Mas a inclusão era um sentimento quase palpável, jovens, profissionais, professores, alunos, diferentes sotaques.

Rafael de Vasconcelos e Junior Meneghetti do pólo Marista de formação tecnológica, CESMAR, bairro Mário Quintana, Estr Antônio Severino, 1493. Inspirador, junto a comunidade mais carente da POA, um resgate de vidas, de esperança: “o primeiro passo é um resgate da auto-confiança e auto-estima de jovens que já não acreditavam no seu potencial”.

20140816_090237

 Os kits da LEGO estavam por toda parte, em todas as bancas, além da oficina em que 60 inscritos puderam construir e programar as ações de um “Roadster” feito com os coloridos bloquinhos. Um aprendizado lúdico para crianças em programas já existentes na rede municipal e particular, com muitos professores presentes.

Mas o que mais me chamou a atenção foram os artefatos prototipados com a placa Arduíno, inclusivo cometi o erro de me inscrever na oficina da LEGO, pois tarde demais descobri o que era a oficina de UNO … Arduíno UNO. Na próxima não deixo passar, pois já sei melhor quem é quem o/

20140816_085652

Falando em Arduíno, o destaque era a galerinha do Instituto Federal do RS, do campus Restinga. Eles possuem diversos cursos técnicos, entre eles de robótica … conheci um dos professores, Roben Lunardi, e dois de seus alunos e fiquei maravilhado … muita energia, idealismo, realizações, …

Creio que em breve teremos um evento no TecnoTalks onde pretendo ter o prazer de convidá-los para puxar um evento sobre robótica … eu fiquei maravilhado com a fluência dos adolescentes, 17 e 18 anos, deram uma aula. São menores de idade e não vou colocar os nomes, mas ambos com muita atitude, firmeza nas respostas e didática na explicação.

20140816_135355

Tinha uma meninada do colégio Villa Lobos que realizaram apresentações coreografadas deles com robôs que pareciam uns cachorrinhos dançarinos. Eles traziam com eles duas premiações ganhas em um evento realizado em João Pessoa na Paraíba, a galerinha acessava o notebook e os robôs, eram uns 5 ou 6 jovens cientistas da geração Z+1 🙂

Quando a professora deles foi fazer a sua palestra chamaram a gurizadinha, que com rostinhos iluminados subiram ao palco e se espalharam nas poltronas que seriam utilizadas mais tarde pelos debatedores … afinal, eles são as estrelas, nosso papel como educadores é o de facilitação, para instigar, incentivar, orientar, mas só acontece se eles fizerem.

20140816_090507

Só tenho a agradecer a Deborah pelo convite e me deixar ajudar como voluntário, conheci uma galera especial lá do SENAI, projetos sensacionais, gente falando sobre educação, enquanto alguns lá fora ainda acreditam em aulas expositivas e outros dizem que vão revolucionar porque pensam em aulas mais interativas, tem gente que já aplica aulas em que o aluno é o protagonista e o professor um facilitador. Agile gente, já passou a hora de aulas ágeis!  \o/

red#1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s