Uma abordagem sobre estratégia para inovação

Volto a escrever sobre o conceito de exploitation e exploration, relativo a teoria da organização baseada no aprendizado e no conhecimento. O ideal de equilibrar recursos ao longo do tempo e do espaço entre a aprendizagem gerada pela exploração de algo conhecido ou na busca da inovação competitiva.

Vou realizar alguns posts sobre inovação, sob diferentes abordagens e apresentando alguns cases. Para iniciar, estudos dizem que a exploração de refino do que já sabemos tende a ser eficaz a curto prazo, mas um risco no longo prazo em relação a exploração da inovação.

exploration_exploitation

O objetivo da busca pela inovação é criar valor para o negócio sob diferentes formas, em melhorias incrementais de produtos existentes, a criação de novos produtos e serviços, redução de custos, aumento da eficiência, novos modelos de negócios, novos empreendimentos, entre outras formas.

Busco inspiração no Design Thinking, no seu duplo diamante, conceito também utilizado na base do gamestorming, o método de criação da inovação é criar funis imaginários, idear, descobrir, selecionar e desenvolver, para então refiná-los em formas úteis, buscar ganhos, aumentar eficiência, reduzir custos. Estratégia de inovação é estabelecer boas práticas que alimentem e processem o funil.

Se você acha que o primeiro passo é gerar muitas ideias, talvez você esteja olhando para o lado errado. Assim como uma mina de minério de ferro, há muito trabalho prévio a retirada do primeiro quilo das profundezas da terra. Temos de começar o processo de inovação com o pensamento estratégico, para assegurar que ideias serão bem trabalhadas e que estarão alinhadas com a estratégica.

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1º. Pensamento Estratégico – O processo de inovação começa com o objetivo de criar um diferencial competitivo, sobre como a inovação vai agregar valor aos seus propósitos estratégicos, incentivando este exercício nas áreas onde a inovação tem o maior potencial para conversão desta energia em vantagem estratégica;

2º. Gestão de Portfólio de Inovação – Toda inovação está sujeita a dar certo ou errado, é fundamental administrar carteiras de inovação, equilibrar os riscos inerentes ao desconhecido com as recompensas alvo de sucesso, gerando hipóteses, validando, arriscando, aprendendo, falhando, tomando decisões;

3º. Pesquisa – Na pesquisas trabalharemos diferentes tecnologias, mudanças socio-técnicas, expondo as oportunidades para a inovação. O resultado de uma boa gestão de portfólio de inovação é uma carteira de inovação, uma mistura de projetos de curto e longo prazos nos quatro estágios do ciclo de inovação:

  1. Ideação
  2. Prototipagem
  3. Descobertas
  4. Modelagem

4º. Insight – Este processo de inovação difere da geração fortuita de ideias, é o resultado de uma estratégia bem aplicada para a geração e desenvolvimento de proposições inovadoras, é o resultado de equipes e pessoas instigadas a fazê-lo de forma a perceber e preencher oportunidades;

5º. Materialização – Chega a hora da construção, posto que sou agilista, cabe relembrar o uso de boas práticas de MVP, ciclos iterativos-incrementais, equipes multi-disciplinares, foco em valor, eliminação de desperdícios e nos princípios ágeis aplicados a UX, desenvolvimento, qualidade, resultados.

6º. Desenvolvimento do Cliente – Momento de atender uma demanda órfã ou trabalhar para criar uma nova demanda, por uma nova solução ou produto inovadores, é a apresentação e compreensão esta inovação em busca de um crescimento rápido e sustentável das vendas.

7º. Aceitação – É chegada a hora do Exploitation, agora que ganhamos o retorno financeiro com a venda de sucesso dos novos produtos e serviços, vamos colher os benefícios e trabalhar para gerar ciclos de aumento da eficiência e produtividade, persistindo e ampliando pelo máximo de tempo o investimento.

A tempo, quer a seleção, pesquisa e desenvolvimento tenham gerado bons resultados ou não, está na hora de iniciar um novo ciclo de Exploration \o/

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