Fale com o Coach!

Todas as  empresas ligadas em gestão do conhecimento possuem seus programas de disseminação de boas práticas, já fui convidado e participei de várias delas, na RBS, ADP Labs, Procergs, TNT, SERPRO, DBServer, Datum, META, NetWall, RAIAR, Estarte.me, … além de GU’s e TecnoTalks.

O SERPRO virou nova página nesta vibe essencial da gestão do conhecimento corporativo, bolamos um evento chamado “Fale com o Coach”, digo bolamos porque eles disseram que foi algo que eu falei e conversei com eles, mas o fato é que não lembro bem, pois sou um tagarela e meto o bedelho em tudo.

Fale com o Coach

Foi mobilizada toda a galera da empresa para enviar peguntas sobre o processo de aculturação ágil em andamento desde meados de 2014, uma etapa que consolida anos de experimentação e práticas ágeis na empresa e que em 2014 iniciou uma etapa de discussão e consolidação de melhores práticas e rollout.

fale com o coach

A galera da Universidade Corporativa e Equipe de Coachs Ágeis internos a empresa receberam as dúvidas e discussões, organizaram por natureza, escolheram o tema mais recorrente e organizaram um evento muito legal:

1. Um evento em vídeo-conferência a partir aqui de POA para todas regionais;

2. Abertura, quebra-gelo, lightning talk sobre o tema mais citado – Times ágeis;

3. O quebra-gelo foi “pair plane”, um jogo em que todos em todas as localidades organizaram-se em duplas, abraçados com uma das mãos nas costas do colega e a outra mão livre, para juntos fazerem e arremessarem um avião de papel;

4. Uma Lightning Talk sobre “Times Ágeis”, tema mais votado através das perguntas enviadas pela galera aos organizadores do evento;

5. Todas as questões foram respondidas, nos dias anteriores eu montei um ppt com as perguntas e em cada uma coloquei imagens ou bullets com a abordagem da resposta, foi possível responder a todas. Eu com referências, coachs internos do SERPRO, interagimos respondemos e a cada bloco abriamos para perguntas ao vivo … no mínimo instigante, só não enviou pergunta quem não quis, só não interagiu quem não levantou a mão, uma dinâmica muito legal!

6. Encerramento.

A empresa já possui um canal de comunicação baseado na plataforma Moodle para fóruns, comunidades, diferentes grupos já interagem e ficaram de incluir lá esta Thread. Bacana ver isto acontecendo com esta envergadura. GC é a alma do Agile, inexiste Agile se os times forem ilhas, o modelo SECI de Takeuchi e Nonaka é o próximo passo.

Eu tenho trabalhado em clientes para a implantação do SECI através de comunidades de práticas, há diversas técnicas de apoio a grupos internos as empresas para troca de experiências, aprendizados vicários, estabelecimento de padrões e convergência metodológica, é só querer! Se uma empresa com milhares de desenvolvedores, centenas de equipes e distribuída em todos os estados da união consegue, é porque todos também podem, só tem que querer.

Anúncios

3 Respostas para “Fale com o Coach!

  1. Que pena!!! Eu não consegui pegar essa vídeo, e não achei a gravação! Lembra se respondeu a minha sobre burn charts com ALM?

    • Bem, sobre burndown, apropriar ou não os tempos de alocação não tem relação com o burndown. Você não tem burndown ou o tem distorcido se não reestimar a cada dia. Não é algo novo a reestimativa, no PMBOK o nome disso é Earned Value, que nos permite a entender o quanto a estimativa foi certa ou não. Não sei se um dia deixaremos de apropriar tempos, mas, independente disto, é importante reestimar e tornar a daily útil, dizendo se vai consumir mais ou menos do previsto e se isso gerará impacto ou não. Quanto ao ALM, é uma ferramenta que está e precisa evoluir neste quesito. [ ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s