Feira das profissões do IFRS / 2015

Eu tive o prazer de acompanhar o diretor Eduardo Peres da DBServer na Feira das Profissões do IFRS / Campus Restinga. Salas cheias, galera interessada, sob a batuta do Prof Roben Lunardi, que há um ano atrás puxou para nós com seus alunos um TecnoTalks sobre plataforma Arduíno para mais de 60 pessoas. A palestra seguinte era da Deborah Jahn e do Henrique Lasevitch, uma dupla que admiro, jovens criativos e inovadores, que falaram sobre empreendedorismo. Nas palestras de empresas, estiveram também a DataCom e a Ilegra.

O que é networking? Eu conheci a Deborah a partir de um convite da Flávia da RAIAR, um ano depois a Deborah me apresentou o Henrique, o Roben foi em um evento que eles dois organizaram no SENAI, um ano depois convidei o Roben para o Tecnotalks. Foi um privilégio estar no IFRS e retribuir um dos melhores TTalks que tivemos em 2014. Após, muitos jovens estiveram em um estande que montei com muitos postits, demonstrando métodos, conceitos e técnicas que permeiam nossos projetos, oriundas do SCRUM, Kanban, Lean Startup, Design Thinking, Business Model Generation, Project Model Canvas e PMBOK, etc.

A palestra do Peres foi sobre um dia qualquer de alguém que pudesse interagir com serviços e produtos de nossos clientes e da própria DB, um bate-papo descontraído que demonstra o porque da mística de uma empresa que se preocupa com o crescimento de seus profissionais e de seus clientes através de uma cultura ágil realista, prática, olhando sempre para gatilhos de melhorias de resultados, processos, pessoas e ambiente.
feira_das_profissoes_2015

O IFRS (Instituto Federal do RS) no seu campus Restinga possui um site institucional e outro da galera dos cursos de análise e desenvolvimento de sistemas. Dentro de uma grande comunidade, com pessoas idealistas como o Roben, vale a pena participar de seus eventos e compartilhar conhecimento. Essa parceria ainda vai gerar novos frutos, eventos e dojos … aguardem!

tela pag ifrs

A sede é muito legal, crescendo, pois dos pavilhões planejados vemos algo em torno de 50% eu acho, mas se vê no rosto da galera que ali estuda e nas conversas com os professores e responsáveis que há muita vontade de fazer algo diferente. Acho que a Restinga merece, a semente está plantada, está germinando. Espero que o governo continue investindo o mínimo no IFRS e conte sempre com pessoas inspiradoras para servirem de exemplo às novas gerações.
ifrs

Os papos rolaram sobre Business Model You, empreendedorismo, Business Model Canvas, Agile de forma mais abrangente, Kanban, … interagir com jovens é pura adrenalina, uma energia vibrante, ávida por fazer acontecer, esperamos ter colocado muitas caraminholas nas cabeças da galera e que nas próximas semanas ouçamos falar um pouco mais de alguns deles.
11151046_963464597021166_2719186943020384187_n

Esta semana já postei algo sobre o tema (planejamento pessoal e de carreira). O Prezi que usei para esta edição está compartilhado no link abaixo, quem navegar e quiser trocar uma ideia, sugerir mudanças ou esclarecimentos, fique a vontade:
prezi-carreiraAté a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s