O quarto de um adolescente como alegoria de adoção ágil

Há duas dimensões em um quarto de adolescente, os pais tentando projetar o quarto dos seus sonhos, com adereços, organizado, cores, legalzices, tudo combinandinho … mas as vezes o adolescente ao mergulhar em novas sensações, nenhuma delas é combinandinha. Tem a ver com mudança, com fazer diferente, com quebra de paradigmas, nem ele sabe bem a cor e a forma, ou onde vai dar.

idealizado - realidade

Via de regra, o quarto de um adolescente reflete um período de mudanças, paixões, rebeldia e descobrimento. Quebras de paradigmas e confronto de regras seguidas até então, novos estímulos, novos mundos que se descortinam e muita vontade de experimentar sua emancipação, de mostrar que pode.

Um turbilhão de novas emoções, testando a resistência do que eram seus limites, rompendo uns e flexibilizando outros,  amplificando-se no coletivos, festas, viagens, aventuras. Creio que tenhamos igual explicação sobre uma equipe que inicia a praticar SCRUM, rompendo conceitos seculares e assumindo o controle de seu projeto, com tentativas, erros e aprendizados.

Após tantos anos ajudando equipes iniciarem em Agile, aprendendo um pouco com cada uma, aprendi que filhos crescem e são do mundo, algo semelhante a equipes ágeis. Algumas se organizam com um bom kanban, buffers , WIP, selos e avatares, reestimativas para o burndown, mas algumas escolhem algo que somente eles entendem, cifrado, mesmo assim gerando resultados.

Como pai ou Agile Coach, não é meu papel impôr uma receita de bolo, cabe aconselhar, chamar a atenção aos princípios, mas ambos se emanciparam, os filhos e as equipes auto-organizadas. Devemos ser leais aquilo que acreditamos, ir lá e impôr regras que eles não concordam e formatos que eles não veem valor é contraditório, não producente e perigoso, não existe só uma receita.

Mas atenção, auto-organização não é descontrole, absolutamente, pais e empresas devem determinar as balizas onde a auto-organização se desenvolve. Eu treino, oriento, eles interpretam e experimentam, os princípios ágeis hão de gerar os resultados esperados, mesmo que no início demore mais que o desejado. É preciso tempo, confiança, perseverar na orientação construtiva.

Uma verdade é que o quarto de alguém ou a sala de trabalho de uma equipe é um reflexo de seu momento, não quer dizer que existe um certo ou errado, quer esteja tudo certinho, limpinho e organizado ou bagunçado, desafiador e ilegível. Com o tempo, atingirão um ponto de equilíbrio, nem tanto ao céu nem tanto a terra, por isso não é bom idealizar. Sempre encontrarão o seu caminho, afeito ao contexto, apoio, adaptabilidade, tempo, formadores de opinião e tudo o mais.

Ao delegar auto-organização para um time em que você confia, os resultados virão, mesmo com alguns riscos e erros. E é bom que assim seja, estabeleçendo um senso maior de time e responsabilidade. É claro que não podemos deixar que hajam riscos excessivos … se houverem, é preciso interferir, pois tanto para adolescentes quanto equipes iniciantes em Agile, é preciso haver limites e bom senso, com foco em objetivos e resultados-chave esperados.

É bem por aí e funciona super-bem!  \o/

Anúncios

3 Respostas para “O quarto de um adolescente como alegoria de adoção ágil

  1. Analogia Perfeita Audy. Muito bom. Abraço

  2. Gostei muito, como sempre, mas tenho uma estocada filosófica: um dia o jovem envelhece e a mesmice se estabelece. Se estabelece porque ele achou um ponto de conforto, ou porque cansou? Como forçar a reignição?

    • Isso acontece, mas Agile é um estilo de vida, a receita são equipes que dosam exploration e exploitation, fazer bem o que sabe e inovar. Agilidade só no nome é sinônimo de equipe acomodada, que não vê necessidade de retrospectiva nem review … tem que descobrir onde esta parando e botar uma pimentinha nesse tempero. Mas uma coisa é certa, não é fácil não e não tem receita única :o)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s