Radar de riscos ágil

O que não é visto, não é lembrado, talvez por isso não seja prevenido!

A cada técnica, dinâmica ou boa prática ágil aplicada, é importante ter quadros auxiliares que registrem informações discutidas e relevantes ao projeto ou produto/serviço que estamos projetando e construindo. Uma release plan usando user story mapping, um planning, uma review ou retrospectiva, eventuais alertas, riscos percebidos, pontos de atenção merecedores de cuidados.

É previsível que desde o primeiro momento de interação estejam sendo mapeados estes riscos, que devem ser permanentemente monitorados pelo time a cada passo e provavelmente irão mudando durante as sprints os seus níveis percebidos de probabilidade e impacto. Para não confiar na memória ou improviso, porque não montar um radar de riscos?

A escala cresce quanto mais próximo do centro, usando-se como referência para esta aproximação a percepção de nível do impacto caso aconteça e probabilidade de acontecer. Uma abstração do time a cada ciclo de retrospectiva, um quadro que pode estar junto ao quadro kanban, visível quando da reunião diária.

Os quadrantes do radar podem ser mudados conforme surgirem situações ou imprevistos, mas bem pode ser: Tecnologia, pessoas, processo e integração:

il_570xN.611273200_2499-2-p

Para os mais saudosos do gerenciamento de riscos tradicional, é possível utilizar o formato de quadrante mágico, onde X equivale à probabilidade e Y relativo ao impacto no projeto caso ele se realize. Lembrando que cada risco poderia ser mapeado como efetiva ou potencial aceitação, transferência, eliminação ou mitigação:

il_570xN.611273200_2499b

Anúncios

3 Respostas para “Radar de riscos ágil

  1. Isso lembra muito a “descoberta” do personagem central do The Phoenix Project: muito trabalho “escondido”. Ao contrário de uma fábrica física, em que o serviço empilhado aparece, atrapalha os corredores etc., “plantas” de conhecimento – como TI – não mostram nada, estejam vazias, ou entupidas até o teto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s