Validated Learning Board + Experiment Board

Validação é um conceito básico em oposição ao desperdício, de tempo, dinheiro e sonhos. A distância entre uma ideia e sua validação deve ser a menor possível, mas estou falando da validação da ideia e não do produto. Já vi muitos jovens e nem tão jovens investirem dinheiro e tempo em uma ideia, para ter seu produto invalidado em alguns dias.

Muita gente coloca sua vaidade a frente de seu empreendedorismo, impondo-se riscos desnecessários por querer ter um produto quase acabado para então ir a mercado validar de verdade. Na maioria das vezes é construir uma casa sobre a areia da praia sem querer fazer fundações … É um grande desperdício!

Outros fazem estoque de ideias, talvez por sonharem com empreendedorismo, mas não se verem realmente como empreendedores, então passam-se meses, as vezes anos falando de uma ideia, mas sempre postergando sua validação. O risco maior aqui é gerar um vinculo tão “precioso” com essa ideia que vai ser difícil pivotar, mesmo vendo outras oportunidades melhores, ficam abraçados nela.

As vezes é ingenuidade, as vezes entramos em fluxo, falta parar de tempos em tempos para tirar a cabeça para fora d’agua e ver para que direção esta nadando. Mas pode ser um tanto de medo de enfremtar seus medos, pior se for por arrogância. Leia mais sobre Lean StartUp, sobre validação, pivot, mock, prototipação, relembre os chavões sobre empreendedorismo, sobre ter vergonha de sua primeira versão, que a pressa é em validar, que mais importante que construir rápido é construir a coisa certa, …

Estudando mais sobre o Validation Canvas do LeanStartupMachine, acabei encontrando um outro formato muito interessante e um post ainda mais interessante que o explica – http://leanstack.com/the-lean-stack-part-2.

Lendo o material do post da Lean Stack e olhando o seu canvas, fiquei bem interessado em fazer uma experiência, não é tão conhecido, mas me parece mais flexível. Ele possui quatro segmentos que seguem um pensamento longitudinal – primeiro validamos o problema, depois a solução, buscamos uma análise qualitativa para então embasar quantitativamente … é por aí, gosto do modelo da LSM, mas esse aqui tem mais minha vibe, mais flexível e adaptativo.

Quanto a nomenclatura, o principal é entender que “product” é a hipótese que vamos validar, que “build” é como a validaremos, “measure” os resultados e “learn” a conclusão. Exatamente por ter colunas mais genéricas eu curti. Vamos discutir nossas suposições sobre o cliente e o problema, para então aferir qual a solução e o nosso negócio.  Ampliar primeiro para uma validação mais quali para depois buscar uma quanti … cada linha podendo ser segmentos, alternativas e pivots.

validated learning board

O segundo quadro é pertinente as duas primeiras colunas do quadro de Validated Learning Board apresentado acima, mas foca apenas nos ciclos de validação do problema e solução, buscando verificar o acoplamento aos conceitos sugeridos no Lean StartUp sobre um bom negócio ser aquele repetitivo e escalável.

experiment board

Para quem não conhecia sequer o Validation Boad da LSM e o Experiment Board da Javelin, são opções muito usadas e praticadas pela gurizada, já comentei sobre eles em outros posts e os apresento em meus workshops para startups, segue logo abaixo. Os dois acima citados são novos para mim e assim que possível vou aplicá-los em alguma situação, posto aqui como foi a experiência em breve  \o/

Os dois mais conhecidos estão logo abaixo, são quadros focados em validação do modelo de negócios proposto, permitindo validar cliente, problema, solução, hipóteses e pivots. Primeiro o Validation Board e depois o Experiment Board:

validate-canvas

Esse aqui, por último, é o famoso Javelin:

1-Experiment-Board-large-preview-opt

Boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s