Janela da Carol – uma Janela de Johari alternativa

Postei sobre a Janela de Johari e a colega Carol dos tempos de Hagah, também conhecida como Carolina Magalhães da Silva, relatou uma variação peculiar da Janela de Johari que achei sensacional, não para uma discussão e feedback sobre CHA, mas como uma análise pessoal de trajetória, reflexão e zona de conforto.

  • #1. Gosto e faço;
  • #2. Gosto e não faço;
  • #3. Não gosto e faço;
  • #4. Não gosto e parei de fazer.

Eu achei sensacional, pois é uma abordagem muito efetiva, me lembrou do exercício que a Fernanda Dora realizou no TecnoTalks  de Julho de 2014 sobre Achados e Perdidos. Um mapa sobre o que você pensava a cinco anos atras e onde imaginava estar hoje, além de refletir sobre onde quer estar daqui a mais cinco anos. Algo tipo o filme The Kid, quando a criança que fomos encontra o adulto que somos e analisa o que houve com seus sonhos e no que se tornou.

janela da Carol

Também me lembra uma imagem que colhi no Face a alguns anos atrás, não dá para ter tudo o que se quer, mas é nossa obrigação lutar para chegar lá. Quem está acomodado em sua zona de conforto nem tem direito moral para ficar resmungando da vida, porque mesmo que ela tenha sido lhe imposta, você não está fazendo nada para mudar. Se tentou e não deu certo, continue tentando, mude a tática, quebre seus paradigmas, não é fácil, mas temos que tentar até conseguir, desistir não resolve nada.

O diagrama abaixo pode ser trabalhado com postits contendo qual o CHA e oportunidades em cada esfera, na busca da intersecção das quatro, pois deveria ser o sonho da maioria ser pago para fazer algo que sabe fazer, ama fazer e torna o mundo um lugar melhor   \o/

trabalho1

São formas legais de aquecer-se antes de montar seu Business Model You, rever oportunidades, decisões, satisfação, parcerias, desejos e sonhos que não podem ser esquecidos …

Anúncios

Uma resposta para “Janela da Carol – uma Janela de Johari alternativa

  1. Pingback: TTalks Planejando Carreiras – Jan/2017 | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s