Pretotyping, fazer de conta as vezes é tão eficiente quanto ser

O mantra do Pretotyping é avaliar o mais rápido possível se uma ideia inovadora é consistente, escolhendo e testando ficticiamente seu(s) fator(es) crítico(s) de sucesso, através de simulações, as vezes toscas, mas suficientes e eficientes.

Pretotyping deve ser considerado como uma primeira opção, antes do MVP, que é uma versão usável com as características mais importantes já disponíveis. Um exemplo prático de Pretotyping são as páginas de landing pages ou recursos fake em sites existentes, que quando acessados registram os clicks e  muitas solicitam cadastramento do usuário para estatística e feedback.

Pretotyping pode ser feitos de Lego, rabiscados ou usando sucata, usando de dramatização, storylines ou storyboards, etc. Analogamente, é como sair por ai com um sensor no pulso monitorando seu quadro clínico, pois não é a solução, não resolve nada, mas ao final do dia possibilita analisar informações que lhe auxiliarão no diagnóstico e tomada de decisão.

Esta técnica pode gerar, em alguns dias, dados e informações para algo que demorará semanas ou meses para ter uma versão real, o que enriquecerá a discussão inicial, onde queremos autorização para seguir em frente ou não. É tentar evitar uma das duas piores situações, passar meses desenvolvendo certo a coisa errada ou não desenvolver a coisa certa por ser inovadora demais e assustar o investidor.

Como exemplo físico, podemos supor que para validar o Google Glass, o Pretotype seria um óculos comum nas dimensões imaginadas com uma imagem fixa. Este experimento ajudaria a validar se aquela imagem seria absorvida por uma pessoa sem gerar riscos de acidentes ou perceptivos. O mesmo exemplo enquanto MVP seria o óculos sem todas as suas características, mas já funcional com o mínimo real de valor, para que o cliente valide seu interesse no produto, o protótipo neste caso pode ser o MVP ou o passo seguinte em que o produto já tem o suficiente para ser de fato validado quanto a intenção de compra.

Mais? http://www.pretotypelabs.com/ ou http://www.pretotyping.org/

pretotyping

Anúncios

Uma resposta para “Pretotyping, fazer de conta as vezes é tão eficiente quanto ser

  1. Bingo!!! Mais uma vez, nota dez!!! Seu blog é a melhor fonte de novidades e coisas bacanas que eu conheço! Queria achar um assim para BI!

    Pretend-prototype é uma idéia genial. Eu fiz isso algumas vezes, por brincadeira, e acabou sendo muito útil, mas – a exemplo do gênio do Savóia, que viu o valor na técnica – eu não saquei que podia ser uma ferramenta! G-E-N-I-A-L!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s