Como iniciar com um blog e acabar publicando um livro

Conheci no estande da DB no 16º FISL a Desiree, TWer que possui um blog sobre Arduíno e outras paixões, ela assim como eu vem a muito tempo publicando posts sobre suas paixões em um blog. Assim como eu, também está trabalhando para transformar centenas de posts em um livro que ajude quem tem interesse em se aventurar sobre estes assuntos. Curti muito conhecer ela, espero ver em breve o seu livro, já estou na fila – https://desisantos.wordpress.com

Conversamos durante um tempão sobre as minhas peripécias entre a ideia de publicar meus melhores posts em um livro até sua publicação, 1ª edição independente e 2ª edição pela Casa do Código, técnica e valores envolvidos. Acho que foi mais ou menos assim:

1. No primeiro semestre de 2014 eu decidi que iria trabalhar para publicar um livro com uma seleção dos melhores posts de meu blog, falando sobre SCRUM e agilidade em todas as suas facetas. Naquela época eu tinha algo em torno de 400 posts e acreditava que já tinha escrito vários posts sobre todos os assuntos relacionados ao SCRUM;

2. Logo em seguida, construí usando postits uma mapa contendo uma linha principal com os tópicos inicialmente previstos para o meu livro, com teorias, princípios, discovery, delivery, gestão do conhecimento. Elenquei com postits amarelos os tópicos que achava importantes e que já tinha posts relevantes;

3. Ao listar todos os assuntos que cada tópico compreendia, percebi que alguns deles eu ainda não tinha postado nada, vários eram sobre temas básicos do método ou Agile. Comecei a postar sobre os tópicos que ainda não tinha escrito, sobrepondo os postits laranjas por amarelinhos, processo este que demorou uns dois ou três meses. Enquanto isto, comecei a compilar os posts que eu já tinha, jogando-os para um documento Word, revisando seus textos originais;

4. Em Agosto contratei uma jornalista, que revisou todos os textos, editorou as páginas no InDesign e fez a capa da primeira versão, um processo que foi estimado em um mês e poderia ter ficado pronto em dois meses. Foram umas 5 ou 6 versões editadas, com revisões textuais e gráficas. O custo foi bem em conta, menos de 2K e me deixou em condições de publicar;

5. Tive apoio para a primeira edição, uma compra prévia de 100 livros dos 500 livros realizado na gráfica Odisséia a um custo de R$4K (R$8/cada), com capa colorida e página preto e branco. Caso fosse um livro com páginas coloridas, o custo dobrava de R$8 para R$16, mas optei por fazer apenas a capa colorida:

Capa Aberta: 21x44cm, 4×0 cores, Tinta Escala em Supremo 250g. CTP + High Resolution. Miolo Fechado: 160 págs, 14x21cm, 1 cor, Tinta Escala em Off-set 90g. CTP + High Resolution. Lombada:10mm, Dobrado(Miolo Fechado), Binder, Prolan Fosco=1 lados (Capa Aberta), Corte e Vinco(Capa Aberta), Costura (Miolo Fechado).

6. O custo final é subjetivo, porque além dos R$4 de revisão e editoração, mais R$8 de gráfica, teve várias impressões de bonecos, mais R$1,50/cada do encarte, o custo real total unitário ficou abaixo de R$15. Em torno de 100 livros foram dados a amigos e em eventos a jovens e estudantes, outros 100 foram vendidos a R$15 para um projeto de treinamento e qualificação, 150 foram vendidos a R$25 no lançamento e 50 a R$35 já incluso a postagem para várias cidades do Brasil.

20140906_100400

7. Um livro quando submetido a uma grande editora, se reconhecido como de valor editorial para eles, não gera custos nenhum para o autor. Eu cheguei a procurar algumas editoras, em algumas a proposta era de R$4K para a editoração ou então demorar de 1 a 2 anos na fila até o lançamento.

8. Nem cheguei a cogitar aguardar uma editora grande, porque eu não tinha os 4K e ficaria maluco esperando de 1 a 2 anos para ver o livro publicado … nem pensar! Como meu objetivo não era e não é ganhar dinheiro com ele, apenas compartilhar os meandros teóricos e práticos da minha atuação como Agile Coach, a única opção era fazer por conta.

9. Alguns meses após o lançamento da primeira edição, enviei email à Casa do Código oferecendo o meu livro para publicação, nesta editora que ganhou espaço com livros técnicos e que um ano antes tinha lançado o livro sobre SCRUM do Rafael Sabagh. Deu tudo certo e em alguns meses já estava sendo lançado, após inclusão de novos capítulos, nova revisão de textos e nova capa. A decisão tem a ver com a possibilidade de ver o livro em distribuição nacional.

CC-360-052015

Deixe um comentário

