JOGOS 360° – Um guia de jogos para facilitadores

Em Agosto estarei lançando mais um livrinho compartilhando experiências, desta vez serão entre 70 e 80 jogos, entre quebra-gelos, para aquecimento mental e Agile Games. Quem me conhece sabe o quanto minha vida pessoal e escoteira influenciou uma guinada em minha vida profissional, quero compartilhar um trunfo para quem aplica o conceito de aprendizado construtivo e vicariante.

Para corroborar minha percepção, trago percepções de grandes nomes, em especial da área da educação, trago meus textos falando sobre construtivismo, sobre aprendizado vicariante, sobre metodologias ágeis. Um papo-cabeça inicial mostrando o valor destas abordagens.

Por enquanto a editoração, revisão e compilação final para enviar à gráfica está no osso, eu mesmo montei para ter uma melhor percepção do que tenho nas mãos, mas ainda tenho algumas semanas pela frente, as últimas, então a partir de agora é que começa a tomar a forma final.

Impossível detalhar tudo o que eu falo e provoco em cada jogo, mas procurei passar o cerne de cada um, contexto, regras, princípios e dicas. A maioria ocupa uma página de descrição, alguns duas ou no máximo três. Ficarei, como sempre estou, a disposição de quem quiser mais detalhes, sugestões, adaptações, etc.

capa-contra-jogos-360

As ilustrações são da minha filha, a Luisa Audy, que desde o jardim já chamava a nossa atenção, de professores e amigos quanto a sua habilidade com desenho e no campo das artes. Ela ilustrou 35% dos jogos em quadros com aquarela e ela pretende no lançamento colocá-los a venda ou fazê-los acompanhar as primeiras 30 unidades vendidas.

Para o prefácio, convidei uma das pessoas que mais admiro e provavelmente uma das que mais cito em palestras, cursos e workshops, o guru Paulo Caroli da TW. Ele é uma referência mundial em Agile Coach pela Thoughtworks, já tendo atuado em diferentes países e com diferentes livros em Inglês sobre o tema.

capitulo-jogos-360

A revisão do meu primeiro livro, que tratou do método ágil SCRUM, mas com uma abordagem mais holística e abrangente, sem se preocupar com aquilo que os outros livros já trabalham, mas oferecendo uma visão 360° de teorias, modelos, princípios, a prática real e tão mais complexa que o manual demonstra.

Neste livro contarei com o profissionalismo da amiga e jornalista Camila Dilélio, que trabalha com assessoria de comunicação em um dos lugares mais apaixonantes com quem tenho contato, na incubadora RAIAR do TecnoPUC, além da agência FATO e do caderno Casa & Cia da Zero Hora, entre outros.

No SCRUM 360° contratei o trabalho da Fernanda Dora da Multiplicadora Edições, Traduções, Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo, por indicação da Tatiana Ximenes e que atende e assessoria de imprensa da DBServer – https://www.linkedin.com/pub/fernanda-dora-luzzatto/66/924/641

Entre os posts sobre retrospectiva, agile games e dinâmicas, recentemente postei dois com ilustrações da Luisinha, o Mochilão e aquele da Cobra e do Tigre. A digitalização dos desenhos não refletem a realidade, pois foram feitos em A3 especial para este fim, para a técnica de aquarela e acabamento em nanquim. Material adquirido nas viagens da Luisa e em lojas especializadas:

13/07/15 – O quebra gelo da cobra e do tigre
16/07/15 – Jogo-do-mochilão

O primeiro livro imprimi na gráfica Odisséia e provavelmente este segundo o farei pela gráfica Camaleão, mas esta é uma questão que ainda não me debrucei em definitivo, mas não é procrastinação, apenas vou praticar isso no conceito de “ultimo momento responsável”. Este livro tem a peculiaridade de ter os desenhos coloridos, o que aumenta significativamente seus custos para mais que o dobro do primeiro … mesmo assim vale a pena, não vejo como fazê-lo daltônico  🙂

2 comentários sobre “JOGOS 360° – Um guia de jogos para facilitadores

    • No escotismo falamos que somos do mesmo sangue, todos na mesma vibe, quarta tem evento e já passou de 240 inscritos, a maioria gurizada abaixo dos 30, bonito de ver! Cada vez mais pessoas estão dispostas a compartilhar, empreender, fazer diferente … vamos nessa! \o/

Deixe um comentário

