Uma manhã na semana acadêmica da FACIN/UniRitter

A convite do Maurício Machado da Rosa, participei da semana acadêmica da FACIN UniRitter. Na manhã do dia 10/09 rolou um papo-cabeça sobre o perfil do profissional de TI do século XXI, um Prezi criado para fazer pensar sobre o devido e real valor de conhecimento, habilidades, atitudes e cognitivo, especialmente sobre o quanto eles se bastam per si ou é preciso planejamento para desenvolvê-los e torná-los úteis a seus sonhos e satisfação no que faz.

Na sequência um time de amigos de eventos e estrada compartilhou com a galera suas experiências e muito aprendizado vicário – Cesar Coutinho, Léia Michele, Mauricio Sganderla, Valberto Kummer Severo, Eduardo Gouvêa, Sandro Caldeira Javiel. Na platéia haviam muitos alunos do curso de jogos digitais, gerando algumas perguntas e debates inspiradores.

IMG_3901

Quando surgiu o convite do Prof Maurício M. Rosa, companheiro de TecnoTalks que hoje é professor na UniRitter, propus uma palestra seguida de cases e debate. A ideia era iniciar com uma palestra de 30 a 40 minutos sobre a importância de um planejamento lúdico e consciente de nossas carreiras, seguido do relato de profissionais de destaque em suas áreas, fechando com um debate com a galera.

O profissional do século XXI

A execução foi muito legal, creio que todos os principais tópicos que pululam na cabeça de jovens e veteranos sobre carreira, atividades profissionais, gestão de conhecimento, startups, entre outras vieram a baila. No início a galera começou um tanto cabreira, mas aos poucos gerou bastante interação, tornando o debate bem mais atraente, divertido e profícuo.

Na parede lateral provoquei com uma nuvem de funções na TI, que em nenhum momento foi relatado, mas que espero ter gerado uma provocação quanto ao universo de TI e suas oportunidades serem muito maior que alguns imaginam. Na foto abaixo vê-se em frente à nuvem das profissões, da esquerda para a direita, o Sganderla, o César, o Eduardo e o Sandro, que junto da Léia e Kummer geraram bons debates entre si e com a galera.

IMG_3899

Acho que essa fórmula merece ser aproveitada e desenvolvida em outras oportunidades e contextos … sou parceiro, se não, quem replicar, comenta aqui hora dessas, porque curti demais a ideia e seus desdobramentos  \o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s