Walmart.com – Mais que um espaço inspirador!

Estive visitando no início do mês de Setembro/2015 a sede brasileira do Walmart.com em Alphaville na cidade de São Paulo. Bem representados na capital paulista, estão lá alguns dos jovens talentos gaúchos com quem tive o privilégio de interagir aqui em Porto Alegre nesta estrada da agilidade e SCRUM.

O talentoso agile coach Douglas Dornel Cardoso, que aqui atuava na NT Consult e que na Walmart colocou a prova todas as suas habilidades e com certeza ampliou seu repertório e domínio sobre Agile.

Uma das melhores Product Owners com quem tive o privilégio de trabalhar, a jovem e ainda mais talentosa Diana Correa, e olha que tive a oportunidade de trabalhar com profissionais fora da curva  o/

Mais recentemente, entrou para o time da Walmart.com o Fernando Faganello Madeira, além da passagem do mestre Thyago Arbo Rebellato, que recentemente saiu de lá para atuar na Titans Group. Como se não bastasse, na semana anterior havia estado lá o Paulo Caroli da TW, guru dos gurus sobre retrospectivas e diferentes técnicas colaborativas, bem como o Nelson Abu Samra Rahal Junior.

São vários andares de pura nitroglicerina em um prédio em Alphaville/SP, não tenho adjetivos ou predicados suficientes para descrever as qualidades e ação e movimento que encontramos de forma imprevisível e impactante em cada andar. As fotos abaixo eu baixei de sites e publicações na web, a maioria do pinterest e o objetivo é ilustrar minha percepção:

Walmart-Headquarters-by-Estudio-Guto-Requena_dezeen_30_1000

Amplos espaços, separados generosamente por áreas amplas de circulação, entrecortados por instigantes espaços de vivência, um micro-cosmos com desafios e surpresas a cada sala, desafiando seus ocupantes a não serem apenas mais um, mas um todo maior e mais vibrante que a soma de suas partes.

walmart-headquarters-by-estudio-guto-requena_dezeen_ss_24

Wallmart

Para ilustrar os momentos de lazer, não escolhi as múltiplas salas de convívio, mas o mini-golf no terraço. Não que não haja ping-pong, sinuca e pebolim, mas uma quadra com vários buracos de mini-golf com certeza é algo digno de nota.

Walmart-Headquarters-by-Estudio-Guto-Requena_dezeen_1sq

Século XXI, empresas se preparam para receber a geração Y e Z em ambientes que lhe são muuuuito naturais, algumas empresas aguardam a oportunidade de fazê-lo (sai caro, mesmo sem mini-golfe e etc), enquanto algumas se agarram aos baby-boomers e X, que querem silêncio e tranquilidade. Façam suas apostas, eu coloco todas as minhas fichas na empresa que escolhi, na DBServer, em players como a Thoughtworks, a Google, Walmart.com, Tlantic e outras tantas, entre elas muitas médias e pequenas que já tem churrasqueira, ambientes abertos e desafiadores desde sempre.

Porque será que bons profissionais, talentosos, inovadores e empreendedores são atraídos para estas empresas? Porque será que em eventos colaborativos e de compartilhamento de conhecimento lá eles estão? Atrair, reter e desenvolver talentos já não são desafios relacionados só a salários, diz respeito a orgulho, a instigar fazer mais, melhor e diferente, isso não vem de brinde na caixa de sucrilhos, é um grande desafio usar metodologias, espaços e inspirar pessoas.

Não tem nada demais querer ficar separado em uma sala, querer silêncio, para poder se concentrar, mas acredito que trabalho colaborativo gera estes mesmos benefícios a partir de espaços como este e conversa, convergência. Se você não acredita que pessoas podem ser colaborativas e construtivas, realmente é melhor ficar em uma salinha pequena, controlada por você, mas a culpa não é da sala ampla e colaborativa, mas do mindset individualista e controlador …

wallmart

Nos próximos posts vou apresentar outros espaços inspiradores, se você trabalha em um, comenta aqui, quero muito fazer algumas matérias sobre ele se for possível … 😉

Anúncios

5 Respostas para “Walmart.com – Mais que um espaço inspirador!

  1. Legal o post, você tem alguma experiencia ou relato de alguma industria que esta pensando em espaços colaborativos ? ótimo blog

    • Oi, obrigado pela parceria. Assisti no último Sábado uma palestra em um evento do GUAN + IIBA em que um profissional da GERDAU relatou e mostrou fotos sobre sua estratégia de inovação. Havia fotos de eventos colaborativos, varais de ideias, espaços bem legais … mas não ficou claro de que forma estes espaços estavam disponíveis, para quem na empresa, etc …
      Vou dar uma perguntada por aqui, mas de bate pronto não lembro de nenhuma com estes espaços em chão de fábrica.
      [ ]

  2. Jorge, só n”ao entendi os double LL no Walmart! 😀 mas top.. trabalho la e é tudo isso ai mesmo e mais um pouco!!!

  3. Pingback: Conceito de Ba Office – Uma sala é uma embarcação, precisa de marinheiros preparados para usá-la | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s