O que é breakeven na era do conhecimento

Quando aprendemos ou investimos em algo novo, há uma grande possibilidade de passarmos por um período inicial de aprendizado e amortização, existente em teorias oriundas desde a psicologia até a economia, do Storming ao Breakeven. Não importa se o “valor” investido almeja resultados em dólares, conhecimento, felicidade, saber ou todos eles, para atingi-los devemos acreditar, acompanhar, aprender, melhorar e tomar decisões que só nós podemos tomar.

breakeven – Para um investidor, é o ponto a partir do qual para de bancar, equilibra e começa a ganhar.

Somos profissionais e investidores do conhecimento, quer em novas tecnologias, metodologias, técnicas, boas práticas, ou novos ambientes de trabalho. Todo investimento tem uma curva até seu breakeven, para então colhermos lucros e dividendos, devemos trabalhar para antecipá-lo, reduzir ou mitigar a sua curva. A projeção deste tempo, reversão da curva, ponto de equilíbrio e resultados é nosso interesse e obrigação, afinal, somos nós os maiores interessados.

CURVA

Por exemplo, em linhas de produtos de software a quebra acontece após hipotéticos três projetos, mas assim como em agilidade que colhemos benefícios e ganhos crescentes já a partir de 3 ou 4 iterações, creio que aqui deve ser rápido. Em linhas de produtos de software há estudos que apontam esta inversão no terceiro projeto, porque desenvolvimento “espaguete” e inconsequente é mais rápido e com frequência atinge seus objetivos funcionais a um alto custo de engenharia, manutenabilidade, escalabilidade, etc.

lps_figura1

Esta mesma percepção pode ser aplicada quando investimos em SCRUM, KANBAN, XP, Pair programming, Peer review, BDD, Open Spaces, CoP’s, da mesma forma que nãos nos acomodamos e participamos de GU’s, de fóruns de discussão, leitura, estudo. Tudo que acreditamos, investimos e nos dedicamos, quer pessoas físicas ou jurídicas, no início exige o que Tuckman chamou de Storming durante a formação de grupos humanos.

tuckman-arapahoe

Em estudos de implantação de sistema de informação, Soh e Markus propuseram uma fase de “shakedown”, equivalente ao storming de Tuckman ou de resistência na curva do aprendizado, períodos de resolução de conflitos, com aprendizados significativos e experienciais. Período que terá um tamanho proporcional a fatores ambientais, humanos e técnicos, que em uma empresa estará vinculado ao acoplamento do novo a sua estrutura e políticas.

Em meados do século XX, a pelo menos 50 ou 60 anos atrás cunhou-se o termo “sociedade do conhecimento”, retratada desde então por grandes pensadores de diferentes áreas. Discussões que acompanharam o crescimento do saber sobre Lean, gestão do conhecimento, sistemas sócio-técnicos, capital intelectual e outras tantas abordagens, desde a pedagogia às finanças. O profissional não tem mais seu foco em ferramentas e atividades, mas em conhecimento e networking, não só no saber fazer, mas no porque e como fazer.

Valor é o quanto conseguimos validar cada uma de nossas hipóteses e transformá-las em resultados, no menor espaço de tempo, sem desperdícios, atendendo e superando a necessidade que as originou.

Quem me acompanha esta acostumado a ler não só sobre Ohno, Juran, Deming, Takeushi e Nonaka, mas muito sobre Tuckman, Bandura, Kolb, Karasek, Piaget, Drucker. O conhecimento e nossa capacidade de nos antecipar e reduzir as curvas de aprendizado e adaptação depende disto para inovar, resolver, fazer diferente, mesmo as mesmas coisas.

PD-socconh

Anúncios

2 Respostas para “O que é breakeven na era do conhecimento

  1. Excelente! Totalmente excelente! O fecho com a citação foi de arrepiar!

    • Oi Fábio, eu estou fazendo textos sobre ambientes inspiradores e me venho novamente a questão do breakeven, o mesmo que discuto em cada empresa sobre DDD, TDD, BDD, Pair, Review, adoção Agile, open spaces, … mudar sempre é um grande desafio e é essencial saber que possui um tempo até o breakeven intelectual, físico, metodológico e econômico.
      Muita luz aí, abração companheiro!
      [ ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s