Google SP – inspirador além da conta!

Na visita que fiz à sede do Google em SP, se confirmou o máximo empenho em transformar o local de trabalho em um lugar prazeroso, amplo, gerador de muita empatia e sinergia. Sobretudo uma coisa me impressionou, não a copa franca, mas o incentivo a frutas frescas e opções mais saudáveis na copa, tem sucos, chás yogurtes, com móveis e disposição organizando e priorizando os itens mais saudáveis. A seguir um relato com fotos minhas e algumas disponíveis na web.

Na bancada verde ao fundo da foto abaixo, são sete ou oito colunas com três ou quatro gavetas em cada. As gavetas superiores possuem itens saudáveis como barras de frutas e cereais, biscoitos integrais e ai por diante. Quanto mais baixa a gaveta, menos recomendável, dos biscoitos de gergelim até chegar a pacotes de bakonzitos … achei isso sensacional! Ahhh, mas não pode faltar pipoca, sorvete, café nespresso de todos os blends, também várias amêndoas, cajus, etc.

11958301_997803436939273_1127288823011445557_o

Trabalhar em um lugar onde nos sentimos em casa e somos instigados a sermos felizes não contrapõe metas audaciosas ou objetivos desafiadores … afinal, os temos com ou sem ambientes inspiradores. A diferença é que estes ambientes ao invés de nos empurrar para uma zona de conforto, silenciosamente atrás de baias, protegidos durante 8 horas ao dia, nos remete a um estado de alerta, provocando o cérebro a sinapses, quer pelo ambiente, técnicas, casando boas metodologias e práticas com a arquitetura instigante.

As bancadas de trabalho são ótimas, as salas muito ensolaradas, iluminadas e arejadas, sempre com detalhes arquitetônicos e lúdicos muito bacanas, não tem como não se sentir em casa, se sentir envolvido por uma atmosfera de diversão e integração. São exemplos que seriam seguidos por muuuuitas empresas caso não fosse razoavelmente dispendioso fazer algo assim.

01-google-destaqe

Estou dando uma navegada para ver se existem estudos acadêmicos, com rigor científico que estudem estes espaços e estratégias. Assim como linhas de produtos de software, pair programming e peer review, com certeza há uma curva de “aprendizado”, tanto para empresas quanto profissionais, entre ambientes tradicionais x like Google. Deve haver estudos que validem o retorno sobre investimento desta abordagem, se não houver, está na hora de fazer.

A foto abaixo mostra uma hackatona promovida na sede, com sua marca, espaços coletivos, amplos, onde a liberdade de cada um conta com a responsabilidade de todos. Espaços assim permitem fácil reconfiguração, realocação, constituição de núcleos e distribuição significativa a cada ciclo e oportunidade.

hackathon1

Achei alguns post com várias fotos, não aparece nenhuma das bancadas onde fica a galera em seus computadores, telefones, etc, mas tem a mesma vibe das áreas que aparecem acima. A inexistência destas fotos das bancadas é uma regra interna, um resguardo ao pessoal e a seu trabalho, mas há muito material sobre todas as demais áreas da Google SP.

-----gugol

03-google

Walmart Alphaville, Google SP, Facebook, estou só aquecendo, vou continuar compartilhando empresas e escritórios que se utilizam de espaços provocantes e colaborativos desenvolvidos por empresas visionárias, líderes de mercado em suas áreas. A cada ano, mais empresas percebem o valor de atrair novos talentos, reter suas referências e desenvolver novas competências mais participativas, compartilhadas, alinhadas a um novo mundo globalizado, que valoriza a inovação e empreendedorismo.

A ideia é provocar baby boomers e X a trabalharem em um mundo mais conectado e interativo, onde somos mais valorizados pelo que colaboramos e não mais somente pelo que fazemos individualmente. Não é a toa que o Standish e Gartner confirmam o crescimento do uso de metodologias ágeis e boas práticas como as sugeridas pelo Design Thinking, o mundo mudou, as pessoas estão mudando, natural que os espaços também mudem … com ou sem copa franca  🙂

12019886_997803486939268_5144014955848859266_n

Anúncios

3 Respostas para “Google SP – inspirador além da conta!

  1. O balcão é muito do mal!!! 😀 Fantástico!!!

  2. Pingback: Conceito de Ba Office – Uma sala é uma embarcação, precisa de marinheiros preparados para usá-la | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s