Onde as coisas se originam, muito antes de iniciar

Inovação, inventividade, criatividade e empreendedorismo são resultado de uma instigante equação, intrínseca e extrínseca, uma construção que pode começar desde a infância, na liberdade e incentivo à curiosidade, na permissão em querer e poder descobrir como as coisas funcionam, iniciando por si mesmo e pelo seu entorno, permitindo-se errar, quebrar, aprender e tentar novamente.

Ser uma pessoa inovadora ou tornar-se uma pessoa inovadora? Tenho ciência que algumas pessoas nascem iluminadas por uma habilidade nata em enxergar o que ninguém enxerga, percebendo coisas que ninguém percebe. São exceções, gênios, possuidores de uma centelha que sempre os diferenciarão, desde antes de Platão, Leonardo Da Vinte, Thomas Edison, Piaget, o próximo Steve Jobs.

Se 0,1% das pessoas são aquelas geniais e predestinadas a fazerem algo que maravilhará o mundo, os outros 99,99% somos nós, possuidores de grandes potencialidades que para aflorarem necessitam de desenvolvimento e parceria. Melhor com incentivo, ensino formal e informal, envolvimento e empenho, diferentes oportunidades que nos definirão a cada novo passo na estrada.

Mas nunca é tarde para começar, o passado deixa marcas indeléveis mas sempre podemos desenvolver a habilidade de mudar, ter destemor em fazer diferente, de errar. Perder o medo de tentar inovar, resolver problemas, propor mudanças, ser protagonista das pequenas melhorias do dia-a-dia, tudo isso e muito mais são habilidades sustentadas por diferentes conhecimentos somados a atitude.

Finalmente, como disse o jovem e talentoso Rafael Vicentin da Vai dar Bolo: “Nós somos a soma daqueles que nos cercam!”.  Dito isto, com quem andas? Mais que isso, o quanto contribuímos e recebemos do ecossistema  em que estamos inseridos? O quanto investimos no coletivo, em nossa capacidade absortiva, na habilidade de inovar, melhorar, mudar, tentar fazer diferente … ser feliz!

Capacidade absortiva

Quanto maior o espectro de conhecimentos adquiridos, tanto superficial quanto profundamente, quanto mais interagimos e nos desafiamos a fazer melhor, quanto mais nos somamos aos grupos que fazemos parte para potencialização do individual através do coletivo, compartilhando o que sabemos e pensamos, produzindo sinergia e entropia, eficazes geradores de mudanças e soluções.

Nesta equação entra de tudo, conhecimento formal e científico, conhecimento informal e experiencial, aprendizado vicário e coletivo, direto ou indireto, desde o brainstorming objetivo até mesmo o mais puro ócio criativo. Se cursos de graduação, MBA e mestrados são importantes, com mais frequência e variedade temos eventos, grupos de usuários, comunidades de prática e grupos de estudos.

Como funcionam as coisas? É a gênese de tudo, na curiosidade, no interesse original por entender o que nos cerca. Um profissional de marketing deve estudar e aprender sobre marketing, mas para ser um profissional diferenciado é preciso que interaja com outros campos de conhecimento, a internet oferece vídeos e textos de todas as áreas, GU’s e CoP’s oferecem eventos todos os meses.

Quando interagimos com outras pessoas dispostas a ensinar e aprender, descobrimos coisas que podem mudar nossa percepção do mundo que nos envolve: descobrimos que não somos uma exceção, que outros possuem oportunidades e restrições iguais, também desmistificamos coisas que não entendiamos ou que achávamos que entendiamos …

Tenha parceiros de viagens, saia da caixa, saia da linha, liberte-se do medo de errar e preconceitos, isto lhe abrirá horizontes, ideias, percepções, tenha orgulho do que e com quem faz o seu dia-a-dia.  \o/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s