Matriz RAB – Rapidez, Autonomia e Benefício

Mesmo se não formos utilizar na prática, sempre é bom conhecer novas técnicas de gestão do tempo, neste caso uma matriz para análise quantitativa de atividades e tarefas, mas pode ser bem utilizado para priorizar programas ou portfólios.

Semelhante ao canvas e quadrante mágico de importância x urgência, pode ser útil para uma análise colaborativa sobre critérios que facilitem a tomada de decisão sobre priorizações a luz de quesitos claros e de consenso.

A rapidez diz respeito ao tempo de implementação, os números utilizados devem representar a proporcionalidade comparativa entre estes tempos;

A autonomia diz respeito a possuir as condições ou não para construir e implementar a solução, mas cada projeto pode ter tipos próprios de autonomia.

O benefício diz respeito a geração de valor a partir da execução da tarefa com sucesso, aproveitando uma oportunidade ou resolvendo um problema.

Uma vez preenchida a matriz, podemos somar ou multiplicar os índices projetados em cada coluna RAB, conforme exemplos abaixo:

RAB

RAB-II

Gestão do tempo exige percepção de seu valor na busca de técnicas que agreguem valor através de resultados práticos. Relembro aqui o conceito de SHU-HA-RI, o uso de matrizes como a RAB são inquestionáveis em situações de baixo controle sobre prioridades e tempo, importantes quando já experimentamos técnicas e vemos melhorias no nosso dia-a-dia, interessantes caso já tenhamos um modelo mental que realize formal ou informalmente este exercício cotidiano.

Dizer que falta tempo, transferir a culpa para os outros, trabalhar muito para ao final receber críticas porque o mais importante não ficou pronto, falta de percepção dos preceitos essenciais de Pareto, teoria das restrições, sistemas complexos, … é preciso tentar gerir melhor seu tempo, com user story mapping, quadrantes mágicos, matriz RAB, matriz GUT, usando Pomodoro Technique.

Só não podemos deixar a vida nos levar, porque isso só dá certo na música!

Anúncios

2 Respostas para “Matriz RAB – Rapidez, Autonomia e Benefício

  1. Já que tempo é dinheiro, é importante fazermos uma matriz dessa!

  2. Pois é, é um grande desafio abstrair estas medidas comparativas entre diferentes tarefas, mas acredito que a experiência deve amenizar o esforço inicial em fazê-lo, com a experiência estabelecer parâmetros práticos, tanto objetivos quanto subjetivos, otimizando este processo de análise e tomada de decisão … aprender fazendo!
    [ ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s