Hoje teremos Biscoitos de Gengibre

Preparei para o lançamento do meu livro de jogos as 18:30 de hoje aqui no TecnoPUC, terça-feira, dia 22/12/15, duas receitas nas quais eu e a Luisinha somos especialista. Extraídas de um livro para receitas que as crianças podem ajudar a preparar, comprado quando ela tinha quatro ou cinco aninhos, talvez menos. Ela não alcançava a bancada da cozinha quando já começou a me ajudar a preparar a massa, esticar e recortar biscoitos e bolos.

Para hoje, preparei algumas bandejas da receita abaixo e outras da receita de pedrinhas de maça, que compartilhei após o primeiro TecnoTalks em Julho de 2012. Naquela oportunidade trouxe algumas bandejas e a galera não se acomodou enquanto eu não compartilhei a receita – pedrinhas de maça.

A seguir a receita, você vai precisar um rolo daqueles de esticar massa e moldes, sugiro os pequenos entre 5 e 10 cm no máximo, se não tiver farinha com fermento, use farinha normal e coloque duas colherinhas pequenas de fermento, assim o biscoito ficará crocante ao invés de fofão. Nem sempre eu uso chocolate para dar o acabamento, mas com certeza prefiro gengíbre rcurtimos mesmo a naturebisse do biscoito com o triplo de gengibre ralado miúdo na hora, eu coloco gengibre in natura e três vezes mais que a receita diz (curtimos muito e é saudável).

20151110_185630

A receita é muito fácil, os ingredientes são básicos e fazê-los é muito divertido. Eu não uso batedeira nem nada elétrico, misturamos com as mãos (lave antes) e já aviso que é uma grande meleca, misture bem o gengíbre ralado para ficar distribuído uniformemente, mas ao colocar o líquido e o leite já tenha um ajudante, porque gruda tudo nas mãos até que fique uma massa homogênea.

Limpe bem uma bancada de granito ou mesa onde irá esticar a massa, limpe bem, passe um álcool antecipadamente, seque bem e espalhe farinha … facilita muito. Depois é amassar e amassar, esticar e esticar, cortar, pegar as rebarbas, amassar e amassar, esticar e esticar, cortar, pegar as rebarbas e começar tudo de novo.

Tire do forno antes de ficar duro ou escuro, porque após retirá-los do forno eles secam um pouco mais e ficam mais duros do que pareciam, se já estiverem durinhos ao retirar do forno, ficarão quebra-queixo … lembre-se disto.

20151110_190056

A Luisa trouxe um kit do Museu de História de Londres paracortar massa de biscoito e montar após assados um dinossauro em 3D … de biscoitos de gengibre, devidamente decorados com chocolate.

O segredo do 3D é o perfil H que faz as vezes de suporte ou patas:

2 comentários

  1. Legal! Valeu por compartilhar a receita, vou testá-la!

    Aproveitando, meu amigo, um bom final de ano para você e sua fofa família, e um Ano Novo completo – com desafios e problemas, por fácil não tem graça! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário