Agile em projetos de pesquisa acadêmicas

Já havia idealizado e facilitado um Focus Group em uma pesquisa acadêmica utilizando-se de técnicas ágeis de preparação, gestão visual e execução, mas agora tive a oportunidade de apoiar uma releitura de inception no planejamento de um TCC a ser desenvolvido durante o ano de 2016.

Uma reunião prévia para alinhamento e informações necessárias, participação, expondo a relevância de certos pactos e critérios, restrições e estratégia. Questões como restrições pessoais de cada envolvido, disponibilidade prevista, tamanho de sprint, tecnologia e expectativas.

No dia, iniciamos com um warmup, o jogo Pivot da página 92 do meu livro de jogos, para aquecimento e instigar sinapses, um jogo sobre inovação e adaptação, pivotamento. Na sequência, o Elevator statement, especificamos e cruzamos personas e seus objetivos e valores, para então montar uma agenda e  mapa de necessidades.

Durante o andamento, várias novas histórias, de usuário e técnicas, alguns pré-requisitos, quatro Provas de conceito sobre API’s de plataformas a serem integradas e finalmente com o mapa pronto, a decisão de não fechar o release plan antes das POC’s, pois o escopo e viabilidade dependeriam disto.

Conforme o andamento das POC’s, o escopo pode variar radicalmente, tendo-se percebido três ou quatro oportunidades viáveis. Conforme agenda para o ano, o mês de Janeiro seria dedicado as POC’s e tem-se prazo até Março para a apresentação do projeto, tempo aparentemente adequado para este passo.

12484685_1053160261403590_3283493852968255211_o

6 Respostas para “Agile em projetos de pesquisa acadêmicas

  1. Putzgrilla… Quando vi a chamada no e-mail pensei “bobagem, sobre-trabalho, ágil em pesquisa acadêmica??”, mas confesso que revi vários dos problemas que eu enfrentei no seu post, e vi uma solução interessante. Gosto de pensar em pesquisa acadêmica como algo com um compromisso menor estrito, menos amarrado, mas admito que, no papel de um orientador, eu não pensaria duas vezes em seguir esse caminho!

    De onde você tira essas geniais idéias de maluco???

    • Poderíamos fazer um clube de malucos beleza (rsrsrsrsrsrs) Neste caso, um planejamento visual e colaborativo, com execução iterativo-incremental mescla orientação, liberdade e responsabilidade que os jovens precisam, uma forma de não se meter nas arapucas do tempo, antecipar e não sofrer, evitar ter que virar noites e finais de semana, plagiar :o( e se estressar com a síndrome do estudante em deixar tudo para a última hora … 🙂

    • Falei várias vezes em ti no evento de ontem ,citei teu blog e coletânea que lançastes como um exemplo a ser seguido. Como disse que tu era um blog de referência em BI, uns malucos ao final vieram falar comigo com umas ideias de BI e sugeri entrarem em contato contigo e com o GUBI. Tomara que evolua, a galera me pareceu de fé …

      • Puxa, ser citado uma vez é uma honra, agora, várias!?! 😀 Estou lisonjeado!

        Eu topo o CBM (Clube Malucos Beleza!) É exatamente o que eu comentei: se eu soubesse, durante meus anos acadêmicos, manter esse ritmo de planejar-entregar-avaliar, nossa, minha vida teria sido outra! De longe, agora eu consigo ver como a bagunça do dia-a-dia me atrapalhou, e como eu poderia ter feito mais…

        Você tem tido algum feedback disso? Tens visto algum acadêmico adotar isso?

      • O pessoal de BI já te conhece, quando citei teu nome e blog a galera sabia de quem se tratava, fiquei bem contante, citamos também o João (da AGCO) e o GUBI … eles ficaram tramando alguns planos para dominar o mundo, em breve saberemos … \o/

        Além do meu próprio e de um Focus Group Ágil que facilitei, esse foi o primeiro que usei um planejamento ágil. Tenho só 6 Hrs/semanais, não oriento nem acompanho a galerinha, só dou dicas e sugestões …

      • Opa! Meu nome do meio é Pink e o da ponta é Cérebro! Tô dentro!

Deixe um comentário

