Joseph Moses Juran (1904-2008)

Outro post de cunho mini-biográfico, a partir de frases e afirmações relevantes. Juran era romeno, migrou para os Estados Unidos no início do século XX, vindo a trabalhar como gestor de qualidade na Western Electrical Company, na mesma época dos míticos estudos conhecidos como “experiência de howthorne” por Elton Mayo, origem da teoria Y. A cidade onde Juran estava sediado era Minesotta e Elton Mayo em Chicago.

Em 1926, é convidado a participar do Departamento de Inspeção Estatística da empresa, ficando responsável pela aplicação e disseminação de novas praticas relacionadas a disciplina de qualidade, área que iria se consagrar mundialmente durante o esforço pós-guerra dos anos 50 no Japão, crucial para a construção do Sistema Lean Toyota de Produção.

Estudou engenharia e direito, histórico unido a experiência na Western e como professor catedrático que o habilitou a atuar como consultor de grandes empresas americanas.

Junto a Deming no Japão dos anos ’50, foram fundamentais ao estabelecerem e experimentarem novos padrões e processos baseados em qualidade total. Juran levou para as empresas os conceitos propostos por Pareto em seu estudo sobre a riqueza italiana, na qual 80% dos problemas são causados por 20% das causas, uma forma de priorizar esforços e recursos naquilo que gera maior resultado.

chapter-2-the-gurus-6-638

“Qualidade deve ser planejada, mas é atingida pela adequação ao uso” – base do princípio de melhoria contínua dos métodos ágeis, qualidade total não é fruto da teoria aplicada, este é apenas o início da caminhada, atingida através do aperfeiçoamento da prática diária, que deve ser planejada, controlada e melhorada a cada ciclo;

“Sem identificar um padrão, não há base lógica para tomar uma decisão ou agir” – O segredo da melhoria e aperfeiçoamento da qualidade é a análise frequente da execução, seus mediadores e moderadores, resultados e contexto, que deverá estabelecer padrões, gatilhos, identificar riscos e oportunidades. Uma vez mapeados deverão ser melhor planejados, resolvidos, antecipados ou aproveitados.

“O estabelecimento de metas tem sido tradicionalmente baseada no desempenho passado. Esta prática tende a perpetuar os pecados do passado” – O conceito de metas deve ser trabalhado com os envolvidos, que devem entender o passado, replanejar-se e apropriarem-se cada um pela qualidade, que é responsabilidade de todos a todo momento.

“Todos melhoria acontece projeto a projeto e de nenhuma outra forma” – A melhoria não é resultado de um excepcional planejamento, mas de um ciclo contínuo de planejamento, execução e aperfeiçoamento. Lembrando Tuckman, considerando que qualidade é o resultado do engajamento das pessoas enquanto time, que deve aprender a aproveitar o melhor de cada um, o saber-fazer e aprendizado.

Juran Management System (JMS) ou Trilogia de Juran

trilogia

Juran estabeleceu princípios a serem internalizados pelos gestores e líderes:

. Estar disposto a entender as necessidades dos clientes e satisfazê-las;
. Proporcionar alta qualidade de produtos e serviços, enquanto reduz custos;
. Estar envolvido para identificar as necessidades dos clientes
. Treinar e envolver a todos nos processos de gerenciamento para qualidade;
. Agregar metas de qualidade ao planejamento de negócios;
. Fornecer participações à força de trabalho;
. Altos gerentes devem ter a iniciativa de realizar a gestão de qualidade.

juran

Anúncios

2 Respostas para “Joseph Moses Juran (1904-2008)

  1. Quando a gente acha que tudo foi inventado ontem, alguém nos mostra que não foibem assim. Outro post inestimável! Sabe que eu aprendi muito lendo as obras seminais do Taylor? Vou ver se acho algo do Joseph Juran!

    • No mestrado o mantra é “sobre os ombros de gigantes” conseguimos ver muito além … estudar estes genios da gestao nos ajuda a entender a historia passada, os porques do presente e oferece insights para o futuro. \o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s