Equipes ágeis e profissionais T (especialistas com conhecimento multi-disciplinar)

Questionado por um aluno do SENAC, expliquei minha percepção sobre o que seria o profissional de TI que as empresas que eu curto procuram, com certeza não é o antigo especialista, menos ainda um generalista que sabe de tudo um pouco. O que estas empresas querem é um especialista com boa visão geral, um especialista com um viés multi-disciplinar … um profissional “T”.

A letra “T” indica um profissional com uma ou mais especialidades, profundidade representada pela haste vertical da letra T, enquanto permite-se possuir um bom conhecimento geral, superficial, não alienado, característica representada pela haste horizontal no topo da letra.

Equipes ágeis, auto-organizadas, praticantes dos princípios Lean, praticando métodos como SCRUM, Kanban ou XP, em pequenas, médias ou grandes empresas … preciso de desenvolvedores que saibam programar bem, analistas que saibam analisar bem, testadores que saibam testar bem, eu não quero um faz-tudo que se aperta por não ter profundidade ou experiência suficiente naquela função.

Mas é fun-da-men-tal que todos saibam conversar sobre o negócio e solução, tenham condições de estabelecer uma linguagem ubiqua efetiva, ao mesmo tempo, consigam se auto-organizar para eventualmente (e-ven-tu-al-men-te) desatar gargalos, colaborar transversalmente. Isso não é fácil? Mas também não é difícil, é só uma questão de prática, a única premissa é haver boa vontade.

Por exemplo: Espero que um analista consiga fazer a sua parte muito bem feita, que um programador consiga fazer a sua parte muito bem feita, um testador consiga fazer a sua parte muito bem feita, etc, mas que todos juntos consigam se auto-organizar diariamente de forma a gerar o melhor resultado possível, apoiando o trabalho de um colega quando necessário.

Cada profissional do conhecimento é um potencial “T”, um especialista generalista. Com profundidade naquilo que domina, mas sempre aprendendo e experimentando algo novo, se preparando para o que está por vir, para novos voos.

Aos críticos do profissional T

O especialista é um conceito surgido na época da primeira revolução industrial para garantir que cada profissional ficasse detido a fazer algo para o qual foi contratado, treinado e havia metas quantitativas a serem batidas. Por trás deste conceito havia a oportunidade de serem facilmente cambiáveis, para trocar ou repor um especialista o custo era menor, o treinamento era restrito e focado.

Antes disto o mundo dos negócios girava em torno de um modelo artesanal composto por mestres, oficiais e aprendizes. As decisões eram sempre tomadas pelos mestres, que decidiam quem seria ou não treinado e oficializado na profissão. Acima dos mestres tínhamos grupos, guildas ou corporações de ofício que detinham completo poder sobre aquela profissão na sua região.

Naquela época dos artesões, eles acabavam por dominar todos os conhecimentos necessário para sua atuação, o exemplo mais utilizado é que na construção de um automóvel os artesãos com frequência envolviam-se do início ao fim de cada produto, profissionais extremamente qualificados e de difícil treinamento e reposição. Demoravam anos para formar oficiais, década para formar mestres.

Dada a complexidade do trabalho em projetos de software nos dias de hoje, um especialista hoje em dia, como um testador que apenas realize sua função, sem se envolver na discussão de negócio, tecnologia, automação, etc, será um profissional limitado, mantendo parte de seu capital intelectual ocioso. Todos já participaram de outros projetos, todos podem agregar mais ao participar mais.

Metodologias Ágeis – Kanban, XP, Scrum

O que esperamos de equipes que pratiquem auto-organização e agilidade é que consigam perceber riscos e gargalos tanto quanto oportunidades, envolvidos em ciclos iterativos-incrementais compostos por gestão visual e quadros de métricas ou acompanhamento que lhes permitam se aproveitar ao máximo de suas qualidades e potencial com profissionais de perfil T.

Aqui tenho que ser sincero … é um graaaaaaande desafio trabalhar nestes modelos, baseando-se em micro-análises de pareto, decisões colaborativas (de equipe) baseadas na relevância e efetividade em relação ao valor, qualidade, custo e tempo. Nestas condições, falta de entendimento, tanto quanto zonas de conforto e esferas de poder são empecilhos inconscientes a serem dominados.

Analogia à Capacidade Absortiva

O perfil T de profissionais ágeis são uma característica análoga à capacidade absortiva buscada pelas empresas de sucesso neste mundo competitivo e globalizado. Uma característica onde há foco e também valorização e aproveitamento de diferentes conhecimentos, na busca de criatividade e agilidade frente a dificuldades ou oportunidades. O conhecimento geral é um diferencial competitivo das empresas de ponta, com profissionais mais safos, ligados.

Capacidade absortiva é “a capacidade que uma empresa tem de reconhecer o valor do novo e das informações externas e assimila-las. Aplica-las em seus propósitos comerciais é crítico para sua capacidade de inovação” (Cohen & Levinthal, 1990, p. 128) ou “conjunto de procedimentos e rotinas através das quais as empresas adquirem, assimilam, transformam e exploram conhecimento para produzir uma capacidade organizacional dinâmica” (Zahra e George, 2002, p.186).

Conclusão

Desde o meu primeiro post, valorizo, divulgo, organizo, participo direta ou indiretamente de dezenas de eventos a cada ano, em Grupos de Usuários da SUCESU e Comunidades de Prática como o TecnoTalks, que criei em 2012. Há dezenas de oportunidades pequenas e gratuitas para interação, participação e aprendizado. Escolha um a cada 15 ou 30 dias, selecione um mix e participe.

Não só os melhores e mais requisitados profissionais com quem interajo, mas também os inúmeros bons profissionais que conheço, eles se beneficiam de diferentes conhecimentos e experiências para agregar mais valor e se destacarem.

O shape T é a opção natural para profissionais do conhecimento, tenho a convicção de que mesmo operários da indústria, lugar em que o especialista clássico ainda é muito valorizado, podem se beneficiar e crescer, buscar novas oportunidades, na empresa ou no mercado.

T-shaped-people2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s