29/03 – Relato TTalks Realidade Virtual

Uma noite de muito compartilhamento, com um mix sensacional de palestrantes, cada qual com um estilo próprio de apresentar seus estudos, aplicações e cenários relacionados a realidade virtual. A programação foi cumprida a risca, cabendo a mim o exercício de xerife do tempo, que exigiu apenas alguns minutos de deslocamento a partir do intervalo do coffee-break, mas sem qualquer impacto.

realidade virtual 2016 - II

Iniciamos com o Frederico Fari e Cristina Otto apresentando o case imperdível da NEXO, desde a percepção de oportunidade de mercado, a prototipação e desenvolvimento de um dispositivo óptico, inicialmente um cardboard, partindo para soluções mais sofisticadas, mas de baixo custo, incomparável com as soluções importadas e tão eficaz quanto. Inovação, empreendedorismo e visão de negócios.

Os cases de desenvolvimento de produto e especialmente os de treinamento em imersão utilizados em grandes empresas para qualificação de funcionários, quer no chão de fábrica em relação a procedimentos de segurança, quer treinamento de enfermeiros em grandes hospitais. Oferecendo inclusive um exemplo onde um dos presentes usou enquanto relatava a todos os demais o que estava acontecendo.

12525104_1102718439781105_8576927951017933741_ofdjdfhgasdzfz

O segundo case da noite foi o da GOGa com um de seus diretores, o José Masiero apresentando sua trajetória até o lançamento próximo do HOLOTAB, que assim como o cardboard da NEXO, trata-se de um dispositivo desenvolvido e patenteado pela empresa, não só aqui no Brasil, como EUA, Índia, China e Europa.

Assim como no caso NEXO, a maior riqueza do relato em formato de storytelling, demonstrando a ideação, validação, desenvolvimento, persistência, uma história de crença e capacidade de execução. No caso da GOGA, uma trajetória realizada dentro da incubadora RAIAR do TecnoPUC, prestes a lançar a primeira versão do produto HOLOTAB em diferentes mercados mundiais.

12525270_1102718126447803_4147599509345715779_o
ygkjdfgsfd

Na apresentação do Carlos Idiart, empreendedor, designer premiado, especialista em gamificação, presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do RS, diretor na Napalm Studio, co-fundador do Coletivo Thinkers Poa. Ele transcorreu sobre tecnologias, frameworks, dispositivos, um overview completo sobre o uso de realidade virtual e seus diferentes artefatos, óculos e consoles.

Compartilhou também uma visão sobre algumas empresas associadas a ASDJ-RS, seus jogos, estratégias, relevância no cenário nacional e mundial, cenários de futuro. Uma palestra fluida, franca, de grande empatia e transparência, uma tônica em uma noite que empresários apresentaram seus cases e responderam a todas as perguntas, sem reservas de mercado ou restrições.

carlosidiart

Logo após o coffee-break oferecido pela Cell In Case, mestrandos e bolsistas do grupo de pesquisa de realidade virtual da PUCRS, capitaneado pelo professor Márcio Pinho, assumiram o manche e apresentaram demonstrando na prática diferentes pesquisas e estudos que vem recebendo atenção e sendo publicados e apresentados em revistas científicas e congressos mundo afora.

Em cada case, todos de simulações virtual, reproduzindo e manipulando cenários, movimentação de objetos, em realidade aumentada ou completa imersão, demonstrando a força do grupo em estudos de ponta desde o final do século passado, desde os últimos anos da década de 90.

gjkfyulgfhgszdgzhd
sdgjidsjg

O fechamento da noite foi uma sessão de perguntas e respostas, proporcionando o endereçamento das dúvidas que persistiram, opiniões, inquietações, interesses, simulações de cenários e oportunidades de negócio … fechando uma noite nota 10!

dfhfghsfwaetaerhgb

O wellcome-coffee e coffee-break foi proporcionado pela Cell In Case do Tecnotalker e empreendedor Marcelo Pereira, porque saco vazio e sem cafeína não fica de pé em um final de noite … deu tudo certo como tinha que ser!

dfgsdfgdfdhj

4 comentários sobre “29/03 – Relato TTalks Realidade Virtual

  1. Pingback: Último TecnoTalks de 2016 foi sobre PHP-Laravel | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: Eventos que organizei ou ajudei a divulgar em 2016 | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  3. Pingback: Resumo de quatro anos e meio de TecnoTalks | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s