Arduino Day FENG PUCRS – TecnoPUC

Neste Sábado (02/04/2016) aconteceu a edição 2016 do Arduino Day em 331 locais distribuídos em 68 paises. Uma desta edições lotou o auditório do Global TecnoPUC e a sala da linha do tempo com quase 200 participantes, palestramtes, expositores e organizadores. Durante o dia as palestras também utilizaram as salas 401 e 402 do Global, que a cada mês tem novos espaços ocupados e liberados para uso … tornando-o talvez o maior e melhor espaço focado em interação, inovação, criatividade e empreendedorismo da região Sul.

O link oficial com todos os dados do evento, divulgado alguns dias depois está em http://www.feng.pucrs.br/~fkuhne/pub/arduinoday2016pucrs/#retrospectiva.

Eu tive o privilégio de tirara uma foto junto das feras, logo abaixo, a direita os professores Felipe Kuhne e Filipe Vianna, organizadores do evento, tendo na foto a esquerda o prof Luis Humberto Villwock, responsável por um dos espaços mais instigantes do Global, que é a fase II do CriaLab, que em breve deixa a salinha ao lado do Centro de Inovação para ocupar um andar inteiro do Global.

cartaz

O nome por trás do desafio de trazer uma edição para o ecossistema TecnoPUC foi o Prof Felipe Kuhne da “nossa” Faculdade de Engenharia, que se candidatou junto à Arduino, correu atrás de expositores, palestrantes, instrutores e personalidades do “nosso” ecossistema que compuseram um evento que atraiu desde crianças (haviam meninos e meninas de não mais que 7 anos com bons conhecimentos sobre a plataforma) a mestres em linhas de pesquisa de robótica. Com certeza um dos melhores Arduinos Day da América Latina, destacando que o Brasil teve mais edições este ano que toda a América do Norte …

arduinodaymap

Na exposição tínhamos alunos de terceiro semestre da automação demonstrando um robô que monitora a presença de gás butano integrado a um app Android, soluções para automação residencial, comercial, controle de temperatura, experimentos do grupo de estudos de microgravidade, e outros tantos. Divulgando suas pesquisas e eventos, contamos com a parceria de sempre do pessoal do IFRS, do prof Roben Lunardi e seus alunos de robótica, divulgando o próximo COBRE.

O IV COBRE (Competição Brasileira de Robótica Educacional) incentivou o trabalho em grupo, inovação, criatividade e integração entre as equipes participantes, no incentivo à tecnologia e inovação junto aos jovens, com troca de experiências e demonstração dos trabalhos. No ano de 2015, o IV COBRE será realizado no TecnoPuc – Viamão/IFRS – Campus Viamão (R. Sen. Salgado Filho, 7000, Viamão), nos dias 16 e 17 de Outubro. Esse ano tem de novo, fica ligado!

Mas que tal um guri chamado Guilherme Fernandes do curso de engenharia de controle e automação na PUCRS que nas horas vagas constrói com software open source e peças avulsas compradas aqui e via internet na China uma fresadoras de circuitos impressos ou uma impressora 3D, etc. O software da impressora é o OPEN SOURCEhttp://www.repetier.com, lembrei do ex-colega e prof pardal Andre Trevisani, que compartilhou em vídeo de 2014 na InfoQ o passo-a-passo – http://www.infoq.com/…/presen…/impressora-3d-faca-voce-a-sua

cartaz

Menção honrosa para algumas cianças, em uma oficina sobre SCRATCH e ARDUBLOCK, plataformas de aceleração no aprendizado de lógica de programação e linguagem, meninos de não mais que 7 anos perguntavam e respondiam ao palestrante demonstrando conhecimento prático … sensacional.

9162_1106294086090207_7128922613851345536_n

Na página deste Arduino Day no site da FENG tem muito mais informação – http://www.feng.pucrs.br/~fkuhne/pub/arduinoday2016pucrs/

Como sempre, ir a eventos é como participar de uma confraria, reencontramos amigos, parceiros, alunos, professores, sempre aconselho aos jovens que tenham um turno a cada mês para comparecer em eventos, a maioria gratuitos de GU’s e CoP’s, uma forma garantida de ampliar seus conhecimentos e networking.

Parabéns prof Felipe Kuhne e Filipe Vianna pelo evento, sempre vale a pena!

 

Anúncios

2 Respostas para “Arduino Day FENG PUCRS – TecnoPUC

  1. Acho legal esses eventos com programação para crianças. Quando as pessoas questionam como trazer mais mulheres para TI, sempre penso que deve ser gerando interesse enquanto meninas.

  2. Grande Prof. Jorge. Não consigo acompanhar o seu ritmo! 🙂 Ainda estou digerindo tudo o que aconteceu, organizando as estatísticas, anotando coisas pra lembrar de fazer melhor na próxima vez, e tentando escrever uma retrospectiva.

    E eu não canso de dizer, te encontrar e receber a tua energia foi o que me empurrou ladeira abaixo e me botou nessa “vibe”. Acho que agora que a semente está plantada temos que fazer essa horta germinar e fazer outros eventos, nos juntar e bagunçar as estruturas da galera que está muito acostumada com a rotina unidirecional da sala de aula, coisa que eu sei tu já estás fazendo há muito.

    Abração, e um obrigado é pouco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s